Planejando uma viagem para o exterior

Planejando uma viagem para o exterior

Viajar é bom demais! Quando escolhemos a cidade que iremos visitar significa que, de alguma forma, essa cidade nos encanta! Seja por comentários de quem já foi, seja por já ter visto alguma propaganda ou até mesmo ter estudado na escola sobre ela. É um sonho que você vai transformar em realidade!

É muito importante fazer uma programação de viagem para poder aproveitar melhor o tempo e também o que a cidade tem de melhor e mais bonito.

Se eu me proponho a deixar o meu lar com todo o conforto que tenho, enfrentar vôos longos e às vezes cansativos para passar poucos dias ou até horas em um determinado lugar, o mínimo que eu tenho a fazer por mim é um roteiro de viagem com todas as informações necessárias para que eu possa aproveitar o melhor do local.

Pontos importantes de planejamento de viagem:

– Se for viajar com alguém, as providências de documentação devem ser iguais para todos.

– Seu passaporte está na validade? Antes de completar 06 meses do vencimento, você deverá renovar o passaporte. Não vai conseguir entrar em outro país se o passaporte estiver com menos de 06 meses para vencer. Mesmo para países onde aceitam a nossa carteira de identidade, sugiro levar o passaporte, pois poderá precisar para algumas eventualidades. O país que vai visitar exige algum visto?

– Carteira de motorista e carteira de motorista internacional estão na validade? Atenção: a carteira de motorista internacional tem que estar acompanhada da carteira de motorista brasileira. Sem a nossa carteira, a carteira internacional não vale nada!

– Em alguns países, é obrigatório o seguro viagem. Além disso, é um conforto muito grande caso haja necessidade de usá-lo. Se você tiver algum problema e não tiver o seguro, vai gastar muito dinheiro! Tem certos cartões de crédito que, quando você compra sua passagem através dele, te dá o seguro viagem de graça, ligue para o número que está no seu cartão e verifique isso. É uma economia muito boa!

– Hotel (eu escrevi um post sobre como escolher o hotel, clique aqui)

– Meios de transportes. Para se locomover entre as cidades do seu passeio você vai de trem, de ônibus, de avião ou de carro? Se vai de trem ou de ônibus, acesse os sites das respectivas companhias para verificar os horários das partidas e chegadas e os valores das passagens e a possibilidade de compra antecipada. Se vai de carro, procure fazer o aluguel antecipadamente (clique aqui para se informar melhor sobre isso) e verifique se a carteira de motorista e a carteira de motorista internacional estão na validade. E, de avião, pesquise nos sites das companhias aéreas e em sites como kayak, Submarino Viagens, Americanas Viagens, Decolar, etc.

– É muito importante checar se, naquela cidade e naquele período escolhido será feriado local.

– A cidade estará em festa? Quais são os eventos que estarão ocorrendo lá durante a minha estadia? Vai haver algum show que eu gostaria de assistir?

– Quais os pontos turísticos e de interesse da cidade? Pagam para entrar? Quanto? Posso comprar o bilhete pela internet para evitar de perder horas na fila? (Muitas dicas estão nos posts das cidades que visitei)

– Quais são os principais e mais importantes museus a serem visitados? Qual o horário de funcionamento e quanto custa a entrada?  (Muitas dicas estão nos posts das cidades que visitei)

– Qual é a previsão do tempo local ou o histórico climático para saber que tipo de roupa levar? (Veja o que escrevi sobre “Viajando para o exterior, o que levar na mala”, clique aqui).

– Quais são as comidas típicas do lugar? Quais são os restaurantes famosos e mais conceituados para analisar a possibilidade de ir a um jantar especial? No dinheiro que reservo para a viagem, tem que estar separado o que vou gastar com uma boa alimentação evitando ao máximo os fast foods. Uma alimentação de qualidade e saudável, além de possibilitar o conhecimento da gastronomia local, previne transtornos na viagem. A gastronomia, para mim, faz parte da cultura de um povo e procuro aproveitar as oportunidades disponíveis.

– As medicações pessoais devem ser levadas com seus respectivos receituários e recomendações médicas.

– Celular, como faço para comprar chip local? Minha operadora me dá algum pacote vantajoso?

– As malas estão de acordo com o tamanho e peso especificado pela companhia aérea?

– Compre sempre a passagem com ida e volta saindo do Brasil. Dessa forma, você tem direito a levar e trazer DUAS malas de 32 kilos mais a bagagem de mão. Se comprar passagem separada, o vôo saindo do exterior só autoriza trazer 01 (UMA!) mala de 23 kilos, pelas regras atuais, mais a sua bagagem de mão. É sempre bom verificar essa regra no momento da viagem, pois elas podem ser alteradas sem prévio aviso.

Veja também outras dicas legais:

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/caixadeviagens/

Siga o Instagram: @caixadeviagens

Quer seguir o blog? É fácil! Escreva o seu e- mail no campo “Siga o Caixa de Viagens”. Depois você irá receber um e-mail de confirmação, basta clicar aceitando e pronto! Você irá receber gratuitamente todas as informações do blog!

Será um prazer ter você conosco!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog