Napa Valley e seus vinhedos

Napa Valley e seus vinhedos

Vinhos, degustações, comer bem, paisagens belíssimas, pausa para relaxar e depois fazer tudo de novo, várias e várias vezes! Isso é Napa Valley, na Califórnia, EUA! Você gostando ou não de vinho, conhecendo ou não o produto, ficará encantado/a com o lugar, com os passeios, com as vinícolas e tudo o que a região tem a oferecer!

São quilômetros e quilômetros de paisagens belíssimas, por estradas tranqüilas e com vinhedos ao seu lado o tempo todo, começando na beira do asfalto sem que você consiga ver o fim, de um lado e do outro da pista, com vinícolas variadas e muitas opções de visitações e degustações!

Napa Valley - California, EUA
Napa Valley – California, EUA

O solo, o clima e a topografia da região são propícios para a produção de excelentes vinhos! As uvas mais utilizadas e mais famosas no Napa Valley são: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Mas não se restrinja e aproveite para degustar outros vinhos que a região oferece, também de qualidade excepcional tais como os vinhos produzidos com as uvas Zinfandel (típica da Califórina), Syrah e Fumé Blanc, além de espumantes espetaculares.

Napa Valley - California, EUA
Napa Valley – California, EUA

Napa Valley

Napa Valley, os seus vinhos e vinhedos ficaram mundialmente famosos graças, inicialmente, ao esforço do produtor Robert Mondavi por incrementar a qualidade da vinicultura na região e, depois, pelo prêmio que a vinícola Chateau Montelena ganhou num concurso às cegas, na França, em 1976, com o seu Chardonnay que obteve pontuações excepcionais frente a tradicionais vinhos franceses famosos e caros. Assista o filme Julgamento de Paris de Bottle Shock.

As cinco cidades vinícolas mais importantes que fazem parte de Napa Valley são: American Canyon, Calistoga, Santa Helena, City of Napa e Yountiville.

Existe uma enorme quantidade de hotéis na região e com preços variados porém a procura é muito grande. Napa Valley é o segundo lugar mais procurado por turistas e visitantes na Califórnia, perdendo somente para a Disneylândia. Portanto, programe com antecedência a sua viagem para aproveitar as melhores ofertas.

Como chegar no Napa Valley

Quando visitamos a região (fomos eu e meu marido), descemos no Aeroporto Internacional de San Francisco, alugamos um carro e fomos para Napa Valley que fica entre 85 a 100 Km, dependendo de onde você irá se hospedar. Ficamos hospedados em Yountville que é um lugar tranquilo e perto das vinícolas que havíamos escolhido para visitar.

Existem inúmeras formas de ir até às vinícolas. Pode-se ir de trem, o Wine Train (veja no site: http://winetrain.com); pode-se ir de carro com motorista, em grupo ou particular (existem muitas empresas que fazem esse tipo de serviço); ou com seu próprio carro, mas atenção: SE FOR BEBER, NÃO DIRIJA! Além de ser um risco para você e para os outros, tem policiais por toda parte e, se beber e for pego/a, pagará multa e poderá ir preso/a!

Visitando as vinícolas

Se você nunca foi a uma vinícola, escolha uma bem interessante e faça as degustações, visitações, enfim, o que ela oferecer e for do seu agrado. As degustações variam de preço, depende dos vinhos servidos. Quanto mais importantes eles forem, o preço da degustação será proporcional.

Geralmente o preço da degustação de vinhos simples é o equivalente ao preço de uma garrafa de um vinho mais importante e de qualidade superior. Analise bem os vinhos servidos na degustação para ver se valem a pena! Às vezes é melhor comprar uma bela garrafa de vinho pontuada da vinícola, concorda?

Abaixo relaciono as vinícolas que visitamos:

Robert Mondavi Winery

Produzindo vinhos desde 1966, a vinícola Robert Mondavi está entre as mais famosas e que produzem vinhos de excelente qualidade cujo reconhecimento podemos verificar nas premiações recebidas. Foi ele quem transformou a uva Sauvignon Blanc na uva Fumé Blanc conseguindo assim, um vinho muito mais saboroso, intenso, fresco e brilhante. Até hoje é um dos vinhos mais populares da sua vinícola.

Como disse acima, ele é considerado a figura mais importante na divulgação dos vinhos californianos e do seu reconhecimento mundial. Muitos eventos e concertos são realizados na sua vinícola, visite o site para maiores informações: http://www.robertmondaviwinery.com

Opus One

Em 1970, o Barão Philippe de Rothschild propõe a Robert Mondavi abrir uma Joint Venture. Em1978 eles se encontram para as formalizações e, em 1979 surgiu, então, a Opus One. Porém, todas as instalações só foram concluídas em 1991 onde comemoraram a primeira colheita.

Esta belíssima vinícola conseguiu aliar as condições naturais do lugar com pesquisas avançadas para a melhoria da cultivo da vinha e, com isso, as videiras são plantadas cinco a seis vezes mais densas do que o normal na Califórnia conseguindo, por consequência, frutos mais aromáticos e saborosos. A vinícola produz apenas dois tipos de vinho: o Opus One Vintage (excepcional e pouquíssimas garrafas) e o segundo vinho chamado Overture. Mais informações, veja o site http://en.opusonewinery.com

Beringer Vineyards

Rodeada por um jardim imenso e encantador, cheio de árvores centenárias em um cenário que encanta a todos que a visitam, esta vinícola está operando desde 1875 e é a mais antiga em funcionamento. Em 1971 a família Beringer vendeu o nome e a adega que, depois de alguns compradores ela se tornou propriedade do Treasury Wine Estates, do grupo australiano Foster, uma empresa mundial de vinhos. Mais informações: http://www.beringer.com

Francis Ford Coppola Winery

Essa é imperdível, não apenas para quem é amante de vinho mas também para quem é amante de cinema! Francis Ford Coppola, famoso cineasta com vários filmes de sucesso, dentre eles O Poderoso Chefão, comprou a sua vinícola em 1975 e, em 1977 já estava produzindo o seu primeiro vinho.

Além das degustações, essa vinícola oferece um excelente restaurante, café, piscina que pode ser reservada (para quem tem tempo é uma excelente opção para passar o dia), área de bocha e de eventos.

No espaço onde está a loja das suas mercadorias e vinhos, estão expostos diversos itens originais que foram utilizados nos seus filmes de grande sucesso. Destaque para a mesa de Don Corleone utilizada no filme O Poderoso Chefão e o automóvel do filme Tucker: o homem e seu sonho (Tucker: The Man and His Dream) . Maiores informações: https://www.francisfordcoppolawinery.com/visit

Entrada da Francis Ford Coppola Winery. Califórnia, EUA.
Entrada da Francis Ford Coppola Winery. Califórnia, EUA.
Francis Ford Coppola Winery. Califórnia, EUA. Mesa utilizada por Don Corleone no filme "O Poderoso Chefão".
Francis Ford Coppola Winery. Califórnia, EUA. Mesa utilizada por Don Corleone no filme “O Poderoso Chefão”.

Domaine Chandon

A vinícola, do mesmo grupo da francesa Moët & Chandon, produz uma grande variedade de espumantes de altíssima qualidade utilizando as mesmas uvas dos champagnes franceses que são a Pinot Noir, Chardonnay e a Pinot Meunier, sendo um dos principais produtores de vinhos espumantes nos EUA.

A vinícola possui um restaurante de padrão internacional onde você poderá almoçar ao ar livre, de frente para um belo jardim, ouvindo o canto dos pássaros numa atmosfera totalmente relaxante, com uma ampla carta de espumantes à sua escolha para completar esse maravilhoso momento.

Na adega, além dos espumantes para comprar, existem outros produtos interessantes. Maiores informações: http://www.chandon.com

Passeio de balão na região do Napa Valley

Uma outra opção bem bacana é passear de balão sobre os vinhedos do Napa Valley. Os passeios são sempre pela manhã, bem cedo. Eu não tive como ir por causa do tempo nublado mas sei que é uma excelente opção para quem puder aproveitar a oportunidade! Existem várias empresas que fazem este passeio. No próprio hotel onde ficará hospedado, você receberá panfletos com todas as informações.

Um brinde a você que irá fazer esse passeio maravilhoso pela região do Napa Valley!

Aproveite e veja outros passeios bem legais na Califórnia que preparei para você:

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Está indo para a Califórnia e precisa de um bom hotel com excelente preço? Veja aqui as opções e aproveite para fazer a sua reserva:



Booking.com

O Caixa de Viagens é parceiro do Booking, um site de reserva de hotéis com muitas ofertas, descontos e opção de cancelamento grátis! Fazendo a sua reserva por aqui você não pagará mais nada por isso e estará colaborando com a manutenção do blog. Muito obrigada!

Se você gosta de alugar carro nas suas viagens para ter a liberdade de viajar e passear a hora que quiser, consulte a RENTCARS.COM (Alugue aqui o seu carro)! Neste site você encontrará diversas locadoras e seus melhores preços. Reservando por aqui você também estará colaborando com o blog sem pagar a mais por isso, obrigada!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

E sabe o que mais? Eu adoraria saber a sua opinião nos comentários aqui embaixo !

Deixe um comentário

2 Comentários em "Napa Valley e seus vinhedos"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Cristina Mello
Visitante

Obrigada pelas dicas, irei para Napa Valley e suas informações foram valiosas. Bjs.

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog