Dicas e informações importantes para você que irá alugar e dirigir carro de passeio na Itália

Dicas e informações importantes para você que irá alugar e dirigir carro de passeio na Itália

Você vai para a Itália e resolveu alugar um carro de passeio para se locomover. Perfeito! O carro te dá uma mobilidade grande e não te deixa preso a horários de trem ou ônibus. Mas atenção: existem algumas regras e sinais de trânsito que são diferentes ou inexistentes no Brasil! Ficando atento e seguindo as regras, não tem com o que se preocupar! Confira abaixo algumas dicas e informações importantes para você que irá alugar e dirigir carro de passeio na Itália:

Carteira de Motorista Internacional

Ela é somente uma tradução da sua carteira em outras línguas, não é documento oficial e, sozinha, não serve como documento para dirigir e/ou alugar carro. Deverá estar acompanhada da sua Carteira Nacional de Habilitação que é, de fato, o documento oficial válido para dirigir em qualquer País signatário da Convenção Internacional de Trânsito em Genebra de 1968. Ela serve somente para, caso seja parado/a por um guarda de trânsito que queira conferir algum dado na sua carteira de motorista, ele consiga entender.

Alugue o carro antes de viajar, ainda no Brasil
Sobre esse ítem, veja o post que escrevi aqui: Aluguel de carro no exterior.

Alugando carro no inverno italiano

no inverno, é obrigatório o uso de pneus próprios para neve ou estar portando correntes para serem usadas nos pneus comuns caso esteja nevando (gera multa se não estiver portando ou usando quando for necessário). Alugue-as! Com certeza o seu carro não virá com os pneus de inverno.

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Informativo na Autostrada sobre a obrigação de pneus de inverno ou de correntes a bordo.

 

Baixe um aplicativo de GPS da Europa no seu celular ou tablet

Existem muitos aplicativos de GPS que custam mais barato do que alugar um GPS e você ficará muito bem servido. Lembre-se de levar o recarregador que se adapta ao cinzeiro caso o carro que irá alugar não tenha entrada para USB. Mas fique atento: o GPS é apenas uma orientação de direção, siga sempre as orientações das placas. Por ex.: pode estar havendo uma obra e, com isso, a rua ser interditada (o GPS não te dará essa informação!). Ou, o trânsito local pode ter sido mudado recentemente por motivo de festa e/ou ajuste no trânsito. Enfim, se direcione pelo GPS mas obedeça as placas, ele irá refazer a rota sempre que você alterar o percurso.

Abastecendo o carro na Itália

Nem sempre terá um frentista para te atender e você terá que abastecer o carro sozinho/a. Nesse caso, tem instruções nas máquinas de como proceder. Primeiro você deve pagar para depois abastecer. Se pagar em dinheiro um valor mais alto do que realmente foi gasto com o combustível, a máquina não te devolve o troco. Ela imprime um “vale” com o valor do troco para você utilizar novamente neste mesmo posto. Portanto, se não sabe quantos litros  de combustível irá precisar, vá colocando aos poucos. Os tipos de combustíveis existentes são benzina (para carros a gasolina) e gasolio (para carros a diesel).

Pedágio

Você irá pagar pedágio somente na “Autostrada” que é uma pista de alta velocidade, de mão única, sem cruzamento e que corta quase toda a Itália. Ela agiliza muito a sua viagem e são bem conservadas. No Brasil a chamamos de “Free Way“. Ao entrar em uma Autostrada, imediatamente passará numa cabine de pedágio que emitirá um ticket. Esse ticket deverá ser apresentado ao sair da Autostrada para verificar qual o valor a ser pago (o valor dependerá da distância percorrida nela). Na maioria das cabines não tem funcionário, é tudo feito na máquina. Atenção ao entrar nas cabines: entre somente nas cabines para pagamento em dinheiro ou cartão. As cabines de placas amarelas são somente para os clientes “Telepass” (é o mesmo que o nosso “via fácil”), não entre!

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Placa informativa da cabine de pagamento da Autostrada. Nesse caso o pagamento somente será em dinheiro.

Parada para abastecer, se alimentar e descansar na Autostrada

Você não vai precisar de sair da Autostrada para abastecer e nem para se alimentar. Existem alguns tipos de lanchonetes, restaurantes e postos de combustíveis disponíveis durante o percurso. A melhor rede de lanchonete, a mais conhecida e equipada é o Autogrill. A maioria são providas de lanchonete, restaurante, presentes, produtos de higiene e alimentação.

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Autogrill na Autostrada italiana

 

Entendendo as cores de demarcações de vagas para estacionamento

Ao estacionar na cidade, existem três cores para demarcar as vagas de estacionamento:

  • Faixa branca – exclusiva para residentes (os carros de residentes possuem um autorização fixada no painel);
  • Faixa azul – para turistas e visitantes;
  • Faixa amarela – para pessoas com necessidades especiais ou ônibus.

Procure o parquímetro para pagar o estacionamento e coloque o comprovante impresso no painel do veículo, como se faz no Brasil.

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Vagas demarcadas em branco: somente moradores podem estacionar.
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Vagas demarcadas em azul: para turistas e visitantes.

 

As placas de indicações na Itália

As placas de orientações, de destino, de atrações turísticas e serviços auxiliares são inúmeras!  Para entender melhor as placas italianas, seguem as regras:

  • Placa de fundo verde – para indicar a Autostrada ou a sua direção.
  • Placa de fundo azul – para indicar as estradas extra-urbanas.
  • Placa de fundo branco – para as estradas urbanas e também para indicar hotéis, estádios e aeroportos.
  • Placas de fundo amarelo – placas temporárias para indicar mudanças  no percurso causados por obras na estrada ou desvios.
  • Placas de fundo marrom – para indicar os pontos turísticos, artísticos e históricos. Também para os nomes de cidade, camping, área de recreação e ecologia.
  • Placas de fundo preto – são para as fábricas, zonas industriais, zonas de produtos artesanais e centros comerciais na zona periférica urbana.
Placas de direcionamento nas estradas italianas.
Placas de direcionamento nas estradas italianas.
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Placas de direcionamento nas estradas italianas.
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Placas de direção e localidades nas estradas italianas

Para não se confundir com a quantidade de placas expostas, foque na cor que você está precisando para se guiar. Por ex.: se está indo para a Autostrada, procure visualizar a placa de cor verde. Se estiver procurando um ponto turístico, procure pelas placas de fundo marrom. Assim fica fácil de você encontrar a placa em meio a tantas outras. E são muitas!

Zona de tráfego limitado na Itália

Nos centros históricos das cidades, geralmente, os carros são proibidos de transitar, exceto veículos de moradores, veículos autorizados e táxi. Todas as vezes que, em uma esquina, estiver uma placa como a da foto abaixo, não entre na rua senão será multado! Existem câmeras no início da rua para captar a placa do seu carro. Mas, caso o seu hotel esteja dentro dessa zona, você poderá entrar e informar ao recepcionista do hotel (na hora do check-in) a placa do seu carro. Fazendo isso, a polícia retirará qualquer multa por andar no centro histórico durante o período em que estiver hospedado. Mas atenção, se estiver hospedado em hotel fora da área de tráfico limitado e, para chegar ao hotel você entrou nessa zona desapercebido, o hotel não tem autorização para retirar a sua multa.

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Placa indicando zona de tráfego limitado. Somente moradores e pessoas autorizadas podem entrar.
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
A placa redonda de fundo azul com cruz vermelha significa que não poderá parar e nem estacionar. A placa abaixo da placa de zona de tráfego limitado relaciona quais os veículos autorizados a entrar nesse local.

 

Outras placas:

Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
A primeira placa em formato de triângulo: pista escorregadia. A segunda placa, de fundo azul: estrada escorregadia devido ao gelo. A terceira, de fundo branco: estrada escorregadia devido à chuva. A quarta placa: indica que tudo isso poderá acontecer nos próximos 2,4Km
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Proibido ultrapassar
Alugar e dirigir carro de passeio na Itália
Acesso proibido/não entre
Essa placa é colocada pouco antes de você entrar na Autostrada e, à direita, estão as restrições para transitar nela.

Veja também outras informações úteis para você:

Boa viagem, passeie bastante e aproveite cada momento!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/caixadeviagens/
Siga o Instagram: @caixadeviagens

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏻!

Deixe um comentário

18 Comentários em "Dicas e informações importantes para você que irá alugar e dirigir carro de passeio na Itália"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Ana Maria Diehl de Souza
Visitante

Oi Livia! Muito boas dicas. São esses detalhes que nos deixam em dúvida. Já passamos alguns perrengues nas viagens, mas, no final, tudo dá certo. Acho que eles relevam os turistas…

Lívia Bellotti
Visitante

Olá, Ana Maria, seja bem-vinda! Muita gentileza a sua em dar um retorno do que leu e falar da sua experiência. Muito obrigada!

Gabriel H M Palafox
Visitante

Muito bem escrito. Obrigado pelas informações!

bbraunsianka
Visitante

ola pessoal.. ja tirei a carteira internacional e nao serviu para muita coisa.. o atendente nem olhou e pediu a minha carteira.. me informei na locadora que disse que nao ha necessidade de carteira internacional ou versao traduzida.. apenas nossa carteira serve la… alguem ja teve experiencia de requisitos durante o processo parqa alugar um carro na Italia?

Lucas Murad
Visitante

A licença de condução internacional é a PID que o Detran emite? Pretendo ir em Maio de Milão a Napoles com uma parada pelo caminho, alugar e entregar o carro nesses pontos, após pretendo ir de Veneza a Lucerna (Suiça) acha viável?

Andre Dantas
Visitante

Lívia boa tarde, estou alugando um carro na Itália pelo período de 07 dias .Estou Levando a CNH , uma tradução juramentada da carteira e Passaporte ……. posso ter alguma problema na locação e deslocamento dentro da Itália com esses documentos?

Ana Xavier de Melo
Visitante

Muito obrigada! Foi muito útil ao trabalho escolar do meu filho! Aqui consegui informações necessárias para saber como é o trânsito na Itália.

Paulo
Visitante

Parabéns, muito bem ilustrado. Vou usar como manual em minha viagem.

Idejean
Visitante

Dicas muito úteis. Parabéns!

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog