Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte I – Pizza e Antipasti

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte I – Pizza e Antipasti

Você está planejando visitar a Itália ou já está com a viagem marcada e então vem na sua mente: o que será que vou comer e beber nos restaurantes italianos? Acompanhe as dicas, curiosidades e informações para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália que estão apetitosamente divididas em 4 partes

Estando na Itália, esqueça a dieta – resolva isso quando voltar – e se entregue aos sabores e delícias do País cuja culinária é considerada uma das mais apreciadas do mundo! Os italianos tem orgulho disso e procuram sempre evidenciar os pratos e os vinhos da sua região e, com isso, em um único país, estamos sempre comendo e degustando algo diferente! Os queijos, os presuntos e os embutidos são um sucesso à parte! Para acompanhar as deliciosas sobremesas, nada melhor do que um vinho próprio para elas. E, para encerrar a refeição, um café expresso, a paixão dos italianos!

 

Diferença entre Ristorante, Trattoria e Osteria

ORistorante possui uma cozinha comandada por um Chef. O ambiente é formal, mais sofisticado e a apresentação dos pratos é mais elaborada. Podem servir comidas típicas mas também podem ser alteradas de acordo com a criatividade do Chef.

A Trattoria é um restaurante mais simples, sem luxo, de gestão familiar. Nela são servidas comidas típicas regionais preparadas como se preparam em casa e as massas são caseiras, feitas à mão.

A Osteria é mais antiga que a Trattoria.  Quando foi criada, a sua função era apenas para servir vinhos em barris ou garrafas acompanhados de alguns petiscos. O cliente podia levar seu panini (sanduíche de pão), a porchetta (carne de porco assada) ou azeitonas para comer na Osteria. Não existia a autorização para servir pratos. Hoje, muitas já possuem essa autorização. A preparação e a apresentação dos alimentos são sempre com simplicidade e tradição. A região da Itália mais famosa em Osterias é a Friuli Venezia Giulia.

Tanto a Osteria quanto a Trattoria são muito frequentadas por italianos, a maioria não tem cardápio fixo e os preços costumam ser mais em conta. Porém, algumas são tão famosas que os pratos chegam a custar igual ou mais caros que em um Ristorante.

 

A Pizza na Itália

A Pizza é o prato mais famoso no mundo e típico da cozinha napolitana. Acredito que estará inserida na sua lista de desejos quando você estiver na Itália, não é mesmo? Na Itália você irá encontrar dois tipos de Pizza completamente diferentes:

  • “Pizza” – a verdadeira pizza italiana é em formato de disco, com massa fina, crocante e borda alta, uma delícia!  É servida em pizzaria ou restaurante, uma por pessoa. Caso queira compartilha-la não tem problema, mas isso não é comum na Itália.
  • “Pizza al taglio”taglio = corte. São pedaços de pizza vendidos no quilo em algumas lanchonetes e padarias. A massa dessa pizza parece uma massa de pão. É alta, macia e com ingredientes por cima. A textura, o sabor e o visual são totalmente diferentes da Pizza.

 

Como os pratos são servidos nos restaurantes da Itália

Os italianos possuem uma forma diferenciada da nossa em servir as refeições. Os pratos são servidos em sequência: primeiro os frios e depois os quentes ou, dos mais leves aos mais pesados e complexos.
Veja como os pratos são apresentados nos restaurantes da Itália:

  • Antipasti
  • Primo piatto
  • Secondo piatto 
  • Contorno
  • Dolce ou Dessert

Cada prato tem seu preço e você não é obrigado a pedir toda a sequência, pede o que quiser.

Nessa primeira parte falaremos sobre os Antipasti:

Antipasti

É o primeiro prato a ser servido, pode ser quente ou frio mas sempre em pequena quantidade. São as famosas “entradinhas” como: presuntos, queijos, polenta, bruschetta, etc.

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-"Malfatti al muro versato"
“Malfatti al muro versato” (malfatti é um bolinho à base de espinafre, manteiga e queijo). Osteria Al Bianchi. Brescia (Lombardia) Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Vitello tonnato alla nostra maniera
“Vitello tonnato alla nostra maniera” (carne de boi novo, específico, marinado no vinho branco e ervas e, depois, cozido. É servido frio, em fatias finas com maionese de atum). Ristorante Monferrato. Torino, Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Misto tipico caldo e freddo
“Misto Tipico Caldo e Freddo”, Osteria La Capannina. Torino (Piemonte), Itália.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Polenta con funghi porcini
“Polenta con funghi porcini”. Trattoria al Cherchio. Ravenna, Italia.

 

Na lista dos “antipasti” você irá encontrar o “Affetatti misti” que são vários tipos de presuntos e salames servidos como entrada nos restaurantes. Podem vir acompanhados de queijo ou não. Cada região irá servir os seus presuntos e embutidos e, por isso, ao trocar de região na Itália, sugiro pedir esse prato para você conhecer e apreciar os diversos sabores dessas iguarias.

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Affettati misti
“Affettati misti”. Ristorante Al Frate. Brescia (Lombardia), Itália.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Affettati Misti delle campagne con polenta
“Affettati misti delle campagne con polenta”. Ristorante Al Graspo de Ua. Veneza, Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Prosciutto crudo di Parma 30 mesi
“Prosciutto crudo di Parma 30 mesi” (presunto cru de Parma curado por 30 meses). Ristorante La Forchetta. Parma, Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Salumi e Formaggi DOP.
Salumi e Formaggi DOP. Hotel e Ristorante Villa la Bollina. Serravalle Scrivia (Piemonte), Itália.

 

O queijo Squacquerone é fresco, muito saboroso e macio, se come com colher. No Brasil você jamais vai encontrar esse queijo pois a sua validade é muito curta. Portanto, aproveite a oportunidade para apreciar essa delícia! É produzido na região da Emilia-Romagna e pode ser encontrado em alguns restaurantes na lista dos “antipasti”.

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Squacquerone
“Squacquerone”. Trattoria al Cerchio. Ravenna, Italia.

 

Continue acompanhando! Espero você no próximo post sobre o Primo Piatto (primeiro prato)!

Veja abaixo todos os posts relacionados, é só clicar:

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte II – Primo Piatto

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte III – Secondo Piatto e Contorno

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e bebidas

Boa viagem, bom apetite e um brinde à boa mesa!

Deixe um comentário

2 Comentários em "Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte I – Pizza e Antipasti"

avatar
Sort by:   newest | oldest
trackback

[…] Restaurantes na Itália à beira-mar, com vistas de tirar o fôlego!!! Chegou o verão, férias e deliciosos almoços e jantares ao ar livre, por aqui na […]

trackback

[…] Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte I – Pizza e Antipa… […]

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog