Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e bebidas

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e bebidas

Dando continuidade sobre dicas, curiosidades e informações para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália onde já falamos sobre Pizza, Antipasti, Primo Piatto, Secondo Piatto e Contorno, falaremos agora sobre o Dolce ou Dessert, o que beber nos restaurantes da Itália, informações importantes sobre os restaurantes e curiosidades.

Dolce ou Dessert

As sobremesas italianas são muito delicadas, saborosas e adocicadas na medida certa. Os restaurantes costumam oferecer tortas de frutas, salada de frutas e/ou as seguintes sobremesas que são imperdíveis:

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Tarte Tatin con gelato alla crema
“Tarte Tatin con gelato alla crema” – torta de maçã com sorvete de creme. Osteria La Capannina. Torino (Piemonte), Itália.

Panna cotta – é um doce delicado e saboroso. Parece um pudim. É feito com creme de leite fresco, gelatina e outros ingredientes que deixam essa sobremesa com um sabor e textura inesquecíveis! É servido com calda de frutas vermelhas, ou chocolate ou caramelo. Esse é imperdível!

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Panna cotta alle tre salse
“Panna cotta alle tre salse: caramello, cioccolato e crema di fragole (morangos)”. Ristorante La Forchetta. Parma, Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Panna cotta ai lamponi
“Panna cotta ai lamponi (framboesas)”. Ristorante Al Frate. Brescia (Lombardia), Italia.

Tiramisù – se você é amante do café, essa é uma sobremesa que irá apreciar muito. É feita com biscoito champagne molhado no café, licor (opcional), ovo, açúcar, creme à base de queijo mascarpone e cacau em pó.

Zabaione (ou Zabajone) – é uma sobremesa muito cremosa. As gemas são batidas em banho-maria com açúcar e espumante ou vinho Marsala (vinho doce e fortificado da Sicilia). Pode vir acompanhado de biscoitos ou gelato (sorvete). Experimente!

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Zabaione
“Zabaione” acompanhado de biscoitos. Enoteca e Vineria la Buta Stupa. Torino (Piemonte), Itália.

Gelato (sorvete) – o sorvete italiano vai bem em qualquer estação do ano, mesmo no inverno! É uma sobremesa barata e muito saborosa! Ele é cremoso, de vários sabores e sem conservantes. Procure comprar em lugares que prezam por essa forma de preparo, geralmente essa informação fica exposta. Tenho certeza de que, você provando irá fazer como eu: um por dia! 😉

O que comer e beber nos restaurantes da Itália
Gelato (sorvete) italiano de ricota com castanhas. Delicioso! Na Gelateria Creme et Chocolate em Courmayer, Vale d’Aosta, Itália.

Sorbetto – é um sorvete de frutas à base de água. É cremoso e saboroso porém não tem muitas variedades como o gelato. Se você é intolerante à lactose ou tem alergia à proteína do leite, essa é uma excelente opção! Mas atenção, alguns locais modificam a receita e acrescentam leite, procure se informar antes de pedir.

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Sorbetto al limone
Sorbetto al limone. Ristorante Romani. Parma, Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Sorbetto al frutto della passione
“Sorbetto al frutto della passione” (sorbetto de maracujá). Ristorante Al Frate. Brescia (Lombardia) Italia.

 

O que comer e beber nos restaurantes da Itália-Tortino di cioccolato con cuore morbido caldo accompagnato dalsorbetto di frutti di boschi
“Tortino di cioccolato con cuore morbido caldo accompagnato dal sorbetto di frutti di boschi” (bolo de chocolate com o centro macio e quente, acompanhado de “sorbetto” de frutas do bosque). Ristorante La Forchetta. Parma, Italia.

Cantuccini con Vin Santo – cantuccini é um biscoito de amêndoas de massa compacta. Vin Santo é um vinho de sobremesa, doce, da região da Toscana. A forma de comer é molhando o cantuccini no Vin Santo. Esse tipo de sobremesa é muito encontrada na região da Toscana, principalmente no período do Natal.

 

O que beber nos restaurantes da Itália

Vinho – aproveite a sua passagem pela Itália para degustar excelentes vinhos brancos, tintos e espumantes pagando bem menos! Se não quiser comprar a garrafa no restaurante, peça vinho em taça. Troque o seu refrigerante por uma taça de vinho que, na maioria das vezes, é o mesmo preço ou mais barato que o refrigerante! Em alguns bons restaurantes você poderá encontrar importantes vinhos servidos em taças tais como: Brunello di MontalcinoBaroloChiantiProsseccoFranciacorta e por aí vai. Para acompanhar as sobremesas nada melhor do que o vinho Passito di PantelleriaMoscato d’AstiMarsala, etc. A carta de vinhos dos restaurantes são variadas, mas o seu foco são os vinhos da região onde ele pertence. Uma ótima oportunidade para degustar e apreciar diversos vinhos, concorda?

Sambuca – é um licor incolor à base de anis, adocicado, de sabor intenso e muito aromático. Sua graduação alcoólica varia de 38 a 42%, dependendo da marca. Qualquer bar e restaurante tem Sambuca! As marcas que mais gosto e indico são: Molinari e Luxardo.

Spritz – é um aperitivo refrescante, ligeiro e muito saboroso. É a mistura de Prosecco ou espumante,  Aperol, uma pedra de gelo e um pedaço de laranja dentro da taça. Alguns locais fazem com água gaseificada mas não fica o mesmo sabor, verifique antes de pedir.

Grappa – é um destilado da uva, semelhante à nossa cachaça.

Limoncello (licor de limão) e Meloncello (licor de melão) – cremosos e muito saborosos. Para mim são os dois melhores licores da Itália!

Caffè – o café é a paixão do italiano. Nos restaurantes, provavelmente, encontrará somente o café expresso – “espresso” em italiano. Mais informações sobre os vários outros tipos de café expresso servidos na Itália, clique aqui e veja curiosidades e dicas muito interessantes: Descubra diversas maneiras de pedir café expresso na Itália, escolha a sua! 

 

Informações importantes sobre os restaurantes na Itália

O pico do horário de almoço está entre 12:00 h e 13:00 h e, no jantar, entre 20:00 h e 21:00 h. É muito difícil encontrar restaurante aberto para o almoço depois das 14:00h e, para o jantar, depois das 23:00h.

Em muitos bares e restaurantes se paga o “coperto“, que é pagamento do uso da mesa. Custa, em média, de €2,00 a €5,00 por pessoa.

Evite comer em restaurantes que servem “menù turistico” ou pizzaria com foco em turistas. Procure indicações onde estiver hospedado, eles sempre tem o prazer em informar locais interessantes e bons.

A gorjeta, “mancia” em italiano (lê-se “mântia”), não é obrigatória mas é muito usual. Caso tenha gostado do serviço e queira deixar uma gorjeta, é você quem decide o valor. O dinheiro é deixado sobre a mesa, ou debaixo do prato ou debaixo da taça.

Curiosidades

  • As pessoas da região do Piemonte nunca ouviram falar e nem sabem como é feito o “Arroz à Piemontese” que, no Brasil, é feito com creme de leite, cogumelos, queijos e outros ingredientes! Existe o “Risotto alla Piemontese” que é preparado com riso, vinho branco, tutano do boi, queijo parmigiano reggiano ralado, cebola, aipo, caldo de galinha e manteiga.
  • Panettone é servido depois da refeição, como sobremesa. É encontrado somente no período natalício.
  • Palha Italiana é um doce brasileiro, você não encontrará esse doce na Itália. O doce que mais se aproxima da palha italiana se chama “Salame di cioccolato” que é um doce caseiro a base de biscoitos secos, ovos, manteiga, açúcar, rum e chocolate em barras (para derreter). Existem outras variações dependendo da região. Mistura-se os ingredientes e enrola a massa em um papel de forno e, por cima, um papel alumínio para deixar a massa em formato de salame. É colocado na geladeira e, depois de gelado, fatia-se o “salame” em rodelas.

Chegamos ao fim e espero que tenha gostado e que tenha sido útil para você!

Veja abaixo todos os posts relacionados, é só clicar:

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte I – Pizza e Antipasti

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte II – Primo Piatto

Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte III – Secondo Piatto e Contorno

Boa viagem, bom apetite e um brinde à boa mesa!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

Aproveite para seguir o blog! É só digitar o seu e-mail no campo “Siga o Caixa de Viagens” e, depois, confirme a sua inscrição no e-mail que irá receber.

É de graça e você ficará por dentro de todas as novidades do blog!

Deixe um comentário

6 Comentários em "Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e bebidas"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Vania Coldibelli
Visitante

Obrigada pelas dicas! Foram muito úteis pra nossa família!!!!!

trackback

[…] Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e … […]

trackback

[…] Para você comer e beber muito bem em restaurantes na Itália – Parte IV – sobremesas e … […]

Andrea soneghet Sthel
Visitante

Com essas saborosas digas, só me resta voltar na Itália. Muito bom!!!!!

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog