Travessia pelos Lagos Andinos

Travessia pelos Lagos Andinos

Se você está pensando em fazer a travessia pelos Lagos Andinos – do Chile para a Argentina ou da Argentina para o Chile – não pense duas vezes e vá, é um passeio lindo e encantador! Você irá passar por lagos, montanhas, rios e vulcões e verá paisagens de cair o queixo! Cada lago tem seu encanto e uma coloração diferente. Tudo isso ficará registrado na sua memória como maravilhosas recordações.

A travessia é feita em barcos e ônibus pela empresa Cruce Andino, única empresa autorizada a fazer essa travessia. As viagens de barco são confortáveis e tranquilas e as viagens de ônibus são feitas em meio a vegetações preservadas e locais onde somente dois tipos de veículos possuem permissão para trafegar: os ônibus que fazem a travessia e a polícia local. Veja abaixo como foi a nossa travessia pelos Lagos Andinos.

O Lago Nahuel Huapi na Argentina.
O Lago Nahuel Huapi na Argentina. Puerto Pañuelo, começando a travessia da Argentina X Chile.

Qual travessia escolher, a da Argentina para o Chile ou a do Chile para a Argentina?

Eu e meu marido pesquisamos muito para saber qual travessia deveríamos fazer, se era a do Chile para a Argentina ou da Argentina para o Chile. Como ficamos em dúvida, resolvemos fazer as duas! Isso mesmo, em setembro/2016 partimos de Bariloche (Argentina) para Puerto Varas (Chile). Dormimos uma noite em Puerto Varas e, no outro dia, retornamos para Bariloche. Foi fantástico! Apenas uma ressalva: se você optar por fazer ida e volta, sugiro ficar uma noite a mais, pelo menos, em Puerto Varas. A cidade é uma gracinha, merece ser visitada e você não precisará acordar cedo dois dias seguidos. Mas, se você pretende escolher uma delas, acompanhe abaixo como foi a travessia de cada uma para ver o que é melhor para você:

 

Fazendo a travessia pelos Lagos Andinos você irá passar por três belíssimos lagos
(entre Bariloche e Puerto Varas)

  • Lago Nahuel Huapi
  • Lago Frías
  • Lago Todos Los Santos ou Lago Esmeralda

Lago Nahuel Huapi   

Esse lago está situado na Argentina. De um lado está o Puerto Pañuelo e, do outro, o Puerto Blest. A viagem dura em torno de 01:00 h de navegação. Pela quantidade de horas conseguimos imaginar o quão grande é esse lago! As paisagens são muito lindas e todas as máquinas fotográficas entram em ação! Principalmente no meio do lago quando as gaivotas começam a aparecer e todos vão para fora do Catamaram apreciar esse momento tão particular. Nesse barco sempre tem um/a fotógrafo/a que fornecerá biscoitos para você alimentar as gaivotas. Você segura o biscoito, levanta as mãos e…pronto! Uma gaivota bica o biscoito antes de você piscar os olhos! É muito rápido e divertido! Se preferir, poderá tirar fotos durante o passeio e as fotos deverão ser compradas dentro desse barco, antes de terminar a travessia.

Lago Nahuel Huapi, Argentina.
Lago Nahuel Huapi, Argentina. Travessia Argentina X Chile.
As gaivotas no Lago Nahuel Huapi, Argentina.
As gaivotas no Lago Nahuel Huapi, Argentina. Travessia Argentina X Chile.
  • O Lago Nahuel Huapi  da Argentina para o Chile >

    Será o primeiro lago a ser navegado e, por ser de manhã, o número de gaivotas é impressionante! Quando o Catamaram muda de posição, os raios do sol que refletem no lago, deixam a água com uma coloração prateada encantadora!

  • O Lago Nahuel Huapi  do Chile para Argentina >

    Será o último lago a ser navegado, já no final da tarde. No dia em que retornamos estava ventando muito, poucos se atreveram a ir para o lado de fora do Catamaram. A fotógrafa não tirou foto de ninguém alimentando as gaivotas. Se não tivéssemos feito o passeio inverso, não teríamos nos divertido com esses pássaros! Mas o comandante deu uma pequena volta no lago para nos mostrar uma cachoeira chamada “Cascada Blanca”, que só pode ser vista nessa travessia por causa da posição do sol.

No final da travessia, no sentido Argentina>Chile, o ônibus do Cruce Andino pegará os passageiros e os levará até o Lago Frías. Esse trajeto de ônibus entre o Lago Nahuel Huapi e o Lago Frías é de apenas 3Km.

Para quem está no trajeto Chile>Argentina aqui se encerra o passeio e o ônibus do Cruce Andino leva os passageiros para o hotel.

 

Lago Frías

Esse lago é Argentino e os dois portos localizados nele são: Puerto Alegre e Puerto Frías (onde são feitas as formalidades alfandegárias para entrada e saída da Argentina). A cor das águas do Lago Frías e as montanhas ao seu redor parecem pinturas! Nesse lago podemos ver o Cerro Tronador com 3.554 metros de altura. Essa navegação leva em torno de 20 minutos mas são 20 minutos de muitas belezas naturais e muitas fotos!

Lago Frías na Travessia pelos Lagos Andinos. Ao fundo o Cerro Tronador.
Lago Frías na Travessia pelos Lagos Andinos. Ao fundo o Cerro Tronador. Travessia Chile X Argentina.
  • O Lago Frías da Argentina para o Chile >

    Depois de fazer a alfândega em Puerto Frías, pega-se um ônibus em direção à Peulla onde se faz uma parada para as formalidades alfandegárias do Chile e, em seguida, pausa para o almoço que será por volta das 14:00 h. Entretanto, no meio do caminho, na divisa entre os países, o ônibus faz uma pequena parada para fotos e, um pouco mais adiante, uma outra parada para admirarmos mais de perto o Cerro Tronador e o Cerro Esperanza, com 1800m de altura.

  • O Lago Frías do Chile para a Argentina >

    A chegada em Peulla é mais cedo, por volta das 12:30 h. Depois do almoço, ao lado do hotel em Peulla, são feitas as formalidades alfandegárias do Chile e, em seguida, o ônibus segue para Puerto Frías para, então, todos fazerem a alfândega da Argentina. Também são feitas paradas para ver o Cerro Tronador, o Cerro Esperanza e na divisa dos países.

    Lago Frías, Argentina.
    Lago Frías, travesía Chile X Argentina.

     

No final dessa travessia, o ônibus do Cruce Andino transporta os passageiros de um lago ao outro – 29 km de distância, aproximadamente 02 horas de viagem, incluindo as paradas acima citadas.

 

Lago Todos Los Santos ou Lago Esmeralda 

Os portos desse lago são o Peulla e o Petrohué (que significa lugar de fumaças). O Lago Todos Los Santos também é conhecido como Lago Esmeralda por causa da sua coloração. Nesse gigantesco lago chileno, a viagem dura em torno de 01:45 h. É nele que vemos o famoso e imponente vulcão Osorno, com 2.652 metros, o vulcão mais fotografado do Chile e símbolo da paisagem local! Também neste lago está o vulcão Pontiagudo, com 2.493 metros. O Pontiagudo e o Osorno são dois vulcões que harmonizam e enriquecem a paisagem. É impossível não parar para ficar admirando-os!

Travessia pelos Lagos Andinos
O Lago Todos Los Santos com o vulcão Osorno ao fundo. Travessia Chile X Argentina.
  • O Lago Todos Los Santos da Argentina para o Chile >

    Existe uma cachoeira (foto abaixo) que só pode ser vista nessa travessia pois, no retorno, o pôr do sol a “esconde”. Quase no final dessa travessia, surgindo por trás das montanhas, aparecem o vulcão Osorno e o Pontiagudo. É um dos momentos mais esperados e é anunciado no barco quando estamos prestes a ver o Osorno. No porto Petrohué, o ônibus do Cruce Andino estará esperando os passageiros para levá-los à cidade de Puerto Varas, destino final da travessia pelos Lagos Andinos. A viagem de ônibus dura em torno de 01 hora. No caminho para o hotel, o ônibus faz uma parada na beira da estrada para vermos o Rio Petrohué, cuja coloração esverdeada da água se faz por causa dos minerais depositados. As pedras desse rio são lavas petrificadas do Vulcão Osorno. A última erupção ocorreu em 1869.

  • O Lago Todos Los Santos do Chile para a Argentina >

    O ônibus do Cruce Andino pega os passageiros nos hotéis conveniados de Puerto Varas e segue em direção ao porto Petrohué (64Km de distância). No caminho é feita uma parada para visitar o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales (essa parada não foi feita no sentido inverso). Lá estão os “Saltos del Rio Petrohué” onde as lavas do vulcão Osorno, em contato com as águas do Rio Petrohué, foram petrificadas e espalhadas por uma grande extensão do rio criando movimentos nas águas. O contraste das águas esverdeadas com as pedras escuras e o vulcão com neve no cume, ao fundo, é sensacional! Todos ficam encantados e admirados com cada pedacinho da paisagem! Para onde você olha, só vê beleza! Nesse parque, além do vulcão Osorno, vê-se também o vulcão La Picada.

 

O vulcão Osorno e o vulcão Pontiagudo

Uma das grandes expectativas dessa travessia é ver os vulcões Osorno e Pontiagudo. Eles são realmente lindos e imponentes! Ao fazer a travessia Chile>Argentina, os vulcões aparecerão logo no começo da viagem e te acompanharão por muito tempo durante a travessia no Lago Todos Los Santos! Na travessia Argentina>Chile você só verá esses vulcões no final da tarde e, como será a última paisagem a ser vista na travessia de barco, o Osorno é aplaudido quando vemos. Abaixo estão fotos deles nos dois sentidos da travessia para você ver como a incidência do sol altera a paisagem:

Mapa da travessia pelos Lagos Andinos

Mapa da Travessia pelos Lagos Andinos.
Mapa da Travessia pelos Lagos Andinos.

 

Dicas e informações Importantes sobre a travessia pelos Lagos Andinos

Para fazer esse passeio, você deverá comprar o ticket com a única empresa que faz a travessia que é a Cruce Andino (http://www.cruceandino.com). Eles te pegarão no hotel e te deixarão no destino final. Todo o trajeto é orientado por um guia argentino (quando estiver em território argentino) e por um guia chileno (quando estiver em território chileno) que irão te explicar como será o passeio e te darão informações sobre os lugares visitados.

O procedimento das malas durante a travessia

A sua mala será entregue à equipe do Cruce Andino no momento em que te pegam no hotel. Você só estará com sua mala novamente nas paradas de alfândega. Depois das formalidades alfandegárias, a mala é novamente devolvida para a equipe do Cruce Andino e você só as terá no final da travessia dos Lagos. As malas não seguem nos navios, elas são transportadas em um caminhão. Veja nas fotos abaixo: as malas no caminhão durante a aduana no Chile e no final da travessia:

Onde comer durante a travessia

Nem todos os barcos possuem lanchonete. Nos que possuem, você encontrará uma pequena lanchonete com lanches rápidos (abaixo você verá uma foto).

Em Puerto Blest, um dos portos do Lago Nahuel Huapi , tem uma lanchonete, a única de toda a travessia. Na travessia Argentina>Chile ela estava fechada. Ainda bem que não estávamos contando com ela! Quando retornamos no outro dia, à tarde, estava aberta.

 

Peulla

Peluda é um vilarejo com 120 moradores e está situada no Parque Nacional Vicente Pérez. Se você está indo da Argentina para o Chile, chegará nesse lugarejo por volta das 14:00h para almoçar. Do Lago Frías até Peulla são 02 horas de viagem e não existe nada no caminho até chegar lá, a não ser uma bela vegetação da Cordilheira dos Andes. Sugiro levar um lanche e água para suprir as suas necessidades. Leve o essencial para você pois determinados alimentos são proibidos de entrar no Chile e seus pertences serão revistados.

A cidade de Peulla ao fundo e o Hotel Natura Patagônia. Peulla é a última cidade do Chile na travessia pelos Lagos Andinos.
A cidade de Peulla ao fundo e o Hotel Natura Patagônia. Peulla é a última cidade do Chile na travessia pelos Lagos Andinos.

O único hotel/restaurante de Peulla se chama Hotel Natura Patagonia. Leve dólar ou Peso Chileno para pagar a sua conta, caso o seu cartão não seja aceito, como aconteceu conosco. O nosso cartão era de chip e a máquina do hotel não aceitava cartão com chip e eles não aceitam Reais como na Argentina.

Muitas pessoas fazem essa travessia somente até Peulla, dormem nesse hotel  e retornam no outro dia. Esse hotel oferece um passeio pelas redondezas, a pagamento, num veículo que eles chamam de 4 X 4, veja a foto abaixo:

O veículo 4X4 que faz passeios nas redondezas de Peulla, Chile.
O veículo 4X4 que faz passeios nas redondezas de Peulla, Chile.

 

Alguns barcos que fazem a travessia pelos Lagos Andinos

Chegada em Puerto Varas

O Chile possui mais de 2.000 vulcões e muitos deles estão ativos. Quase chegando em Puerto Varas, podemos ver o vulcão Calbuco, com 2.015 metros de altura. Esse vulcão está em atividade e a última vez que entrou em erupção foi em abril/2015 quando lançou gigantescas colunas de cinzas e gases.

Vulcão Calbuco com 2.015 metros de altura. Chile.
Vulcão Calbuco com 2.015 metros de altura. Chile.

Veja abaixo a foto tirada no final da tarde, na beira do Lago Llanquihue, na cidade de Puerto Varas.

O pôr do sol em Puerto Varas com o vulcão Osorno e o Lago Llanquihue. Chile.
O pôr do sol em Puerto Varas com o vulcão Osorno e o Lago Llanquihue. Chile.
O vulcão Osorno e o Lago Llanquihue na cidade de Puerto Varas, Chile.
O vulcão Osorno e o Lago Llanquihue na cidade de Puerto Varas, Chile.
A cidade de Puerto Varas e o Lago Llanquihue no Chile.
A cidade de Puerto Varas e o Lago Llanquihue no Chile.

Se você gosta de passeios com paisagens belíssimas e muita natureza, que tal dar uma olhada nesses dois posts:

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Curta a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/caixadeviagens/
Curta também no Instagram: @caixadeviagens

Siga o blog para você receber gratuitamente todas as informações aqui postadas, é fácil! Escreva o seu e- mail no campo “Siga o Caixa de Viagens”. Depois você irá receber um e-mail de confirmação, basta clicar aceitando e pronto!
Será um prazer ter você conosco!

Eu adoraria ver um comentário seu no campo abaixo 👇, ele é muito importante e muito bem-vindo!

Deixe um comentário

4 Comentários em "Travessia pelos Lagos Andinos"

avatar
Sort by:   newest | oldest
segueatrilha
Visitante

Fui pro Chile agora em nov 2016! Realmente é tudo lindo! Igualzinho a como vc contou! Fiquei pouco tempo na região dos Lagos Andinos, mas pretendo voltar e seguir suas dicas!

# Meu roteiro foi:
Dia 1 Chegada em Santiago, passeio no bairro Providencia e Costanera Center
Dia 2 Valparaíso, vinícola Emiliana, Viña del Mar
Dia 3 Cordilheira dos Andes
Dia 4 Cerro San Cristobal, Casa de Pablo Neruda (La Chascona), Museo Bellas Artes e Parque Florestal
Dia 5 Centro histórico, Cerro Santa Lúcia
Dia 6 Puerto Varas
Dia 7 Tour nos Lagos Andinos
Dia 8 Puerto Varas (Poderia ir a Puerto Montt)

(Mais dicas aqui: https://segueatrilha.com/ 😀 )

ines guimaraes
Visitante

Livia, demais, como sempre. Este é um dos passeios que ainda vou fazer. Amei!!! E pela primeira vez te conheci, mesmo que por foto. Corresponde a imagem que fiz de voce. Linda, simpatica e inteligente.

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog