Mono Lake, o lago de 1 milhão de anos

Mono Lake, o lago de 1 milhão de anos

Numa região de contrastes na Califórnia (EUA), onde desertos, montanhas nevadas e belos lagos se encontram bem próximos, está o Mono Lake! Ele é um dos lagos mais antigos da América do Norte e sua altitude é de 1.948m.

Da estrada, entre Yosemite National Park e Las Vegas pegando a US-95, se vê esse imenso lago. Mas, se você não for no endereço certo para contemplar o que esse lago tem de bonito, interessante e diferente, irá achar que ele é um lago como um outro qualquer! Mas o Caixa de Viagens vai te contar a história dele e te mostrar onde fica o local mais bonito para apreciar esse lago!

História do Mono Lake

A sua existência é de aproximadamente 1 milhão de anos. Durante a última Idade do Gelo, há cerca de 20.000 anos atrás, o nível da água do Mono Lake era de 212 metros mais alto que o nível atual.

Com o tempo, muitos minerais e resíduos dos córregos que desaguavam no lago, foram sedimentados e, com a evaporação ocorrida durante milhares de anos, esse lago se tornou muito alcalino e salgado. Ele está rodeado de vulcões que formam uma cadeia de montanhas e a última erupção ocorreu há 600 anos atrás.

Em 1941, para atender a crescente demanda de água em Los Angeles, o Departamento de Água e Energia da cidade começou a desviar água desse lago e, 21 anos depois, ele já se encontrava 7 metros abaixo do nível que estava quando começou o desvio. Diminuindo o fluxo de água doce, aumentou consideravelmente a salinidade e, com isso, a cadeia alimentar e todo o ecosistema foram afetados.

Hoje o Mono Lake está mais de 12 metros abaixo do nível de 1941, antes do desvio das águas. Se fosse em 1941, essas pessoas que estão na foto abaixo estariam debaixo d’água!

Mono Lake, Califórnia.
Mono Lake, Califórnia.

O Mono Lake é 2,5 vezes mais salgado

e 100 vezes mais alcalino do que o oceano.

 

Em 1978 foi criado o Mono Lake Committee para proteger esse lago, antes que ele se tornasse uma fossa. Hoje ele possui regras rígidas para o desvio das águas, o nível cresce a cada ano e contam com mais de 20.000 membros ajudando na preservação do lago.

Em setembro de 1984 o Congresso dos EUA designou essa área como Área Cênica do Bosque Nacional com o propósito de proteger os recursos naturais e culturais do lago. Hoje, o Mono Lake e a sua bacia, são considerados uma das mais ricas áreas naturais da Califórnia. As aves mais comuns de se ver no lago são as gaivotas e há registro de mais de 79 espécies de aves migratórias.

As Tufas do Mono Lake

As Tufas são as rochas calcárias que se encontram nas margens e no meio do lago. Essas torres de Tufas são formadas quando a água da nascente (que contém cálcio) entra em contato com a água do lago (que é rica em carbonato) e, dessa mistura, se produz o carbonato de cálcio que é a estrutura das tufas. Olhando para elas, temos a sensação de que são rochas firmes mas, na realidade, são frágeis. É proibido encostar nas Tufas para preservar a sua formação e tão pouco subir e/ou recolher pedaços.

Vida aquática no Mono Lake

Peixes não conseguem sobreviver neste lago por causa da sua alcalinidade e do excesso de sal. Apenas uma espécie de camarão, muito pequeno, de água salgada, sobrevive e se reproduz de maneira significativa. Esses camarões não servem para os humanos, servem apenas para alimentar as aves migratórias anuais. Além desses camarões, existe uma espécie de minúsculas moscas que se proliferam no lago e que também são fonte de alimentos para essas aves.

Mono Lake, Califórnia.
Mono Lake, Califórnia.

A cadeia alimentar do lago é baseada nas algas que se reproduzem no inverno. Na primavera, quando os nutrientes vão para a superfície, esse lago adquire uma tonalidade esverdeada muito bonita, principalmente no mês de março. Eu estive no mês de julho, não peguei essa mudança de cor bem definida e o sol resolveu se esconder justamente no dia em que estive lá. Mas, mesmo assim, a beleza do lago e das Tufas eram impressionantes!

O caminho que te levará ao local mais lindo

para ver o Mono Lake e seus castelos de Tufas

 

Existem 4 locais de concentração de Tufas no Mono Lake. Porém, o lugar mais lindo para se ver essas Tufas, é no South Tufa Area! E, para você chegar até elas passando pela melhor estrada e sem perder tempo, siga o caminho indicado no mapa abaixo. Esse caminho marcado no mapa corresponde à distância entre o Visitor Center e o South Tufa Area.

Você deverá deixar o carro num estacionamento próximo e fazer uma pequena caminhada até chegar no lago.

Mono Lake, Califórnia.
Mono Lake, Califórnia.

Existem dois caminhos para essa pequena caminhada, um asfaltado (todo bonitinho e sinalizado) e um outro de chão batido (a estrada velha) onde você passará no meio da vegetação local e sem sinalização. É lógico que eu escolhi a estrada velha 😉

É tranquilo, apenas tem que tomar cuidado onde pisa pois o chão é desnivelado e cheio de pedras. Veja a foto abaixo:

Mono Lake, Califórnia.
Mono Lake, Califórnia.

Você também poderá gostar de conhecer o Sequoia National Park!

Atividades no Mono Lake

É permitido mergulhar no lago e dizem que é uma experiência muito interessante pois irá boiar com facilidade. Mas tome cuidado com o fundo do lago que é cheio de rochas pontiagudas (é preferível entrar de tênis) e evite que a água entre nos seus olhos. Se você molhar a sua mão na água sentirá uma sensação de oleosidade e, se colocar um pouco na sua língua, sentirá o quanto é salgado!

Também poderá passear de kayak pelo lago e ver de perto as enormes formações de Tufas no centro do lago. O melhor momento para se fazer esse passeio é pela manhã, à tarde costuma ventar muito e fica perigoso. Mais informações, clique aqui: http://monobasinkayakrental.com

Mono Basin National Forest Scenic Area Visitor Center

No Mono Basin National Forest Scenic Area Visitor Center você verá fotos e informações sobre o lago, as tufas, os animais, passeios, trilhas, e uma pequena loja com livros informativos sobre o lago e souvenirs.

Endereço do Mono Basin National Forest Scenic Area Visitor Center

Visitor Center Dr
Lee Vining
CA 93541, EUA
Tel.: +1 (760) 647-3044.

Horário de funcionamento do Mono Basin National Forest Scenic Area Visitor Center

De quinta a segunda-feira: das 09:00 h às 16:30 h
Fechado às terças e quartas-feiras.

Está indo para a Califórnia e precisa de um bom hotel com excelente preço? Veja aqui as opções e aproveite para fazer a sua reserva:



Booking.com

O Caixa de Viagens é parceiro do Booking, um site de reserva de hotéis com muitas ofertas, descontos e opção de cancelamento grátis! Fazendo a sua reserva por aqui você não pagará mais nada por isso e estará colaborando com a manutenção do blog. Muito obrigada!

Se você gosta de alugar carro nas suas viagens para ter a liberdade de viajar e passear a hora que quiser, consulte a RENTCARS.COM (Alugue aqui o seu carro)! Neste site você encontrará diversas locadoras e seus melhores preços. Reservando por aqui você também estará colaborando com o blog sem pagar a mais por isso, obrigada!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog