Blogueiros Capixabas indicam lugares imperdíveis no Espírito Santo

Blogueiros Capixabas indicam lugares imperdíveis no Espírito Santo

Rico em belezas naturais, história, gastronomia e também com uma vasta diversidade cultural, artística e arquitetônica, o Estado do Espírito Santo vem se destacando no turismo.

Visando mostrar suas belezas e as diversas formas de aproveitar melhor o Estado, o Caixa de Viagens convidou vários Blogueiros Capixabas para indicarem lugares de interesse turístico que, através dos olhares e experiências de cada um, merecem uma visita!

 

Sobre o Estado do Espírito Santo

As praias, piscinas e parques naturais, cachoeiras, rios, montanhas, dunas, falésias, grutas, etc. fazem parte do cenário panorâmico do Estado que encantam a todos!

A atividade econômica preponderante está na extração e exportação de granito de alta qualidade (destaque para a Feira Internacional de Mármore e Granito que acontece em Vitória), na produção de café e é o segundo maior produtor de petróleo do Brasil.

Na cidade ou nas montanhas, o ES conta com uma boa estrutura hoteleira para receber os visitantes.

O agroturismo é bem difundido no Estado e possui uma vasta oferta de produtos de qualidade produzidos artesanalmente como geleias, biscoitos, pães, doces, queijos, vinhos, licores, cachaças, etc.

A praia mais famosa do ES é Guarapari. Já na região montanhosa, destaque para Santa Teresa, Pedra Azul Domingos Martins, cidade considerada pelos internautas como uma das mais românticas do Brasil. Todos esses lugares são muito procurados por turistas.

Uma das grandes vantagens de viajar pelo ES é a facilidade de locomoção pois as cidades são bem próximas umas das outras e, além disso, você poderá sair das lindas praias do litoral capixaba e ir para o frio das charmosas cidades nas montanhas (ou vice-versa) com tranquilidade e em pouquíssimo tempo!

Formação étnica do ES

Quem nasce no Estado é chamado de Capixaba e aqui se vê uma grande mistura de raças descendentes de índios, africanos e europeus, principalmente os italianos (em maior número), alemães e portugueses.

No município de Aracruz existem aldeias de índios Guaranis e Tupiniquins.

Em Santa Leopoldina está a Comunidade Quilombola de Retiro cujo território foi reconhecido pela Presidência da República como território pertencente aos descendentes de escravos capixabas.

Em uma pequena região do Estado, principalmente em Santa Maria de Jetibá, existem muitos descendentes de imigrantes que vieram da Pomerânia, uma região histórica e geográfica entre a Alemanha e a Polônia. A grande maioria deles não fala o português e sim o pomerano, uma língua praticamente morta na Europa e que se mantém viva aqui.

 

Culinária do Espírito Santo

A culinária capixaba possui dois pratos famosos que são a Torta Capixaba (geralmente servida na Semana Santa) e a Moqueca Capixaba preparada em panela de barro produzida artesanalmente pelas paneleiras de Vitória mantendo as técnicas indígenas.

Moqueca Capixaba - Foto: Caixa de Viagens
Moqueca Capixaba – Foto: Caixa de Viagens

Para saber sobre os mais conceituados restaurantes de Vitória, veja:
Restaurantes Imperdíveis em Vitória

Aos amantes do chocolate: a fábrica Chocolates Garoto fica em Vila Velha!

Preservações no Estado

Inúmeros são os Patrimônios Históricos espalhados pelo Espírito Santo! Uma grande parte deles está no centro de Vitória, capital do Estado, que são:

  • Catedral Metropolitana de Vitória
  • Palácio Anchieta – sede do Governo.
  • Theatro Carlos Gomes – inspirado no Teatro alla Scala, de Milão.
  • Escadaria Maria Ortiz – Maria Ortiz é considerada uma heroína brasileira. Foi do alto dessa escadaria que ela jogou água fervendo nos holandeses que estavam tentando invadir Vitória por este local. Com os seus gritos de alerta, apareceram pessoas para ajudá-la jogando paus e pedras nos invasores que, derrotados, retornaram feridos e com um saldo de 38 mortes registradas.
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo – fundada em 1682 pelos padres Carmelitas.
  • Convento São Francisco – a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil.
  • Igreja de São Gonçalo – a igreja dos casamentos duradouros.
  • Capela Santa Luzia – uma das construções mais antigas de Vitória e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Patrimônio Histórico mais famoso e cartão postal do Estado é o Convento da Penha, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O Convento está situado em Vila Velha, a cidade mais antiga do Estado, fundada em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho e que foi sede da Capitania do Espírito Santo até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória.

Convento da Penha, Vila Velha - Foto: Caixa de Viagens
Convento da Penha, Vila Velha – Foto: Caixa de Viagens

Em Vila Velha também está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das igrejas mais antigas e em funcionamento no Brasil!

Preservação Ambiental e das espécies

Já na área de preservação ambiental e das espécies, destaque para o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari, numa área litorânea de 1.500 hectares que protege a fauna, a flora e o ecosistema da restinga local; o Parque Botânico Vale (mais informações clique aqui) e o Projeto Tamar que se ocupa em preservar as espécies de tartarugas-marinhas com área protegida para as desovas em algumas praias do Estado. Em Vitória, capital, o Projeto possui um centro de visitantes onde podemos conhecer algumas espécies e aprender sobre o importante trabalho feito por eles.

Manifestações culturais e religiosas no ES

O Espírito Santo possui várias manifestações culturais e religiosas acontecendo durante o ano! Veja abaixo algumas dessas manifestações que se destacam no Estado:

  • Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do ES, mais conhecida como Festa da Penha, a maior festa religiosa do Estado. O ponto alto da festa é a romaria dos homens que sai da Catedral de Vitória e vai para o Convento da Penha levando a imagem de Nossa Senhora e, no final, é celebrada uma missa. Acontece na semana subsequente ao domingo de Páscoa.
  •  Festa de Corpus Christ em Castelo, onde são feitos os famosos e tradicionais tapetes pelas ruas da cidade para passar a procissão de Corpus Christ.
  • Festa do Congo em Vila Velha. O “Congo” é uma manifestação folclórica com músicas, instrumentos e danças próprias trazidas pelos escravos para o Brasil. As Bandas de Congo possuem um instrumento musical típico e peculiar que é a “casaca“, um tipo de reco-reco entalhado na madeira com uma cabeça esculpida na ponta. O “Congo” foi declarado pela prefeitura local como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Vila Velha. Acontece em janeiro.
  • Festa de São Benedito, na Serra, com a “Puxada e Fincada do Mastro”. Essa festa acontece desde 1836 em homenagem ao Santo cuja proteção foi invocada quando um navio repleto de escravos estava naufragando nas costas do Espírito Santo. Os escravos se agarraram no mastro do navio, a única peça que restou da embarcação, e chegaram salvos em terra. Hoje é feita uma grande festa com muita banda, procissão, shows, etc. Acontece em dezembro.
  • Sommerfast em Domingos Martins – comemora a chegada dos primeiros imigrantes alemães no município. Acontece em janeiro.
Sommerfest em Domingos Martins - Foto: Caixa de Viagens
Sommerfest em Domingos Martins – Foto: Caixa de Viagens
  • Festa do Imigrante em Santa Teresa – festa no intuito de manter viva a tradição e a cultura dos imigrantes italianos. Acontece no mês de junho
  • Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins acontece na segunda quinzena de julho sempre com muita música, oficinas, shows e apresentações de bandas, orquestras e danças folclóricas. A cidade fica repleta de músicos do Brasil e do exterior.
  • Festival da Sanfona e Viola no sítio histórico São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, com oficinas e apresentações – acontece em julho
  • Festa do Morango em Pedra Azul com shows e muitos pratos à base de morango – acontece em agosto
  • Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante. Festa para manter as tradições italianas com comidas típicas e muitos shows. O alto da festa é o famoso “tombo da polenta” que é um panelão gigante versando a polenta pronta para ser consumida – acontece em setembro.

O carnaval no Espírito Santo

O carnaval do Brasil começa em Vitória! Aqui o carnaval acontece uma semana antes da data oficial. Durante dois dias o Sambão do Povo, situado na capital, se transforma em palco para o desfile das escolas de samba da Região Metropolitana da Grande Vitória. É um grandioso espetáculo de luzes, cores, magia e fantasias. É um evento importante e que cresce a cada ano onde muitos turistas vêm para assistir, prestigiar e participar desse acontecimento.

 

Veja agora os lugares turísticos indicados pelos Blogueiros Capixabas para você aproveitar melhor o seu passeio pelo Estado do Espírito Santo:

 

Guia Capixaba

A Giovana Duarte, responsável pelo Guia Capixaba, informou que o blog foi criado há cerca de 2 anos e que ele é um site de indicação de lugares para comer e passear pelo Espírito Santo, tendo como foco fortalecer a economia capixaba através do turismo no Estado.

O local que a Giovana indica visitar é a Praia das Falésias, em Marataízes, no litoral sul. Clique no nome da praia para você ver todas as dicas e informações sobre ela! Veja que belíssima obra da natureza te espera:

 

Capixaba na Estrada

Deivson Santana é editor geral do Capixaba na Estrada. Ele disse que o blog existe há quase 3 anos e está cheio de dicas legais de turismo local e de lugares por onde ele e seus colaboradores viajam!

Para o Espírito Santo, a dica do Deivson é visitar o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, mais conhecido como Museu Mello Leitão. Esse museu está situado em Santa Teresa, cidade no interior do Estado chamada de “Beija-flor do Espírito Santo”. Segundo ele, é um lugar maravilhoso, em especial os inúmeros colibris existentes lá!

Clique no nome do Museu e veja informações mais detalhadas sobre esse importante Museu focado na educação ambiental e preservação de plantas e animais, principalmente da Mata Atlântica!

Museu Mello Leitão em Santa Teresa -Capixaba na Estrada.
Museu Mello Leitão em Santa Teresa – Foto: Capixaba na Estrada.

Terra Capixaba

Terra Capixaba foi criado por Carlos Alberto Rocha em Outubro de 2009. Segundo ele, o blog fornece informações turísticas sobre o Estado do Espírito Santo tendo como foco principal a divulgação do potencial turístico capixaba, através de artigos contendo informações sobre cada local visitado – seguido de fotos, vídeos e mapa de localização.

O lugar que o Carlos Alberto Rocha indica para você visitar é a Praia do Morcego, em Guarapari. “É uma pequena enseada que fica escondida entre as Três Praias e a Praia de Perocão. Tem areia dourada e águas azuis, bem cristalinas, sem onda nenhuma, ideal para a família e principalmente as crianças. A praia é bem rasinha e possui algumas pedras e corais, perfeita para a prática de mergulho. Quem já esteve lá só diz uma coisa: É um paraíso!”

Praia do Morcego - Foto: Terra Capixaba
Praia do Morcego – Foto: Terra Capixaba

Viagem a Bordo

O Fábio, do Viagem a Bordo, é capixaba e pós graduado em Engenharia de Sistemas. Ele nos informou que está sempre planejando sua próxima viagem incansavelmente e que procura, de forma habitual, viajar em família e de maneira totalmente independente. Disse que organiza suas viagens sempre com economia mas sem abrir mão do conforto e que já visitou mais de 100 cidades pelo mundo localizadas na América do Sul, América Central, América do Norte, África, Europa e Ásia.

Para o Espírito Santo, a dica do Fábio é visitar a Praia dos Padres, em Aracruz. Segundo ele, é ideal para quem gosta de boa praia e tranquilidade.

Praia dos Padres. Aracruz/ES
Praia dos Padres. Aracruz/ES. Foto: Viagem a Bordo.

guia&turismo

Marcelo Ribeiro é Guia de Turismo e teve a idéia de criar o guia&turismo em 2010 quando se preparava para uma viagem à Europa que fez por conta própria. Ele se encantou com as fartas e importantes informações oferecidas através dos blogs de viagens e resolveu escrever sobre os lugares por ele visitados e, principalmente, sobre o turismo capixaba.

Ele disse: “adoro escrever posts sobre o Espírito Santo! Nosso Estado é incrível e precisa ser divulgado. Hoje o guia&turismo tem 315 posts publicados e quase metade dele é sobre o Espírito Santo. Gosto muito de andar pelo interior e fico feliz com a diversidade de lugares e culturas que temos.”

A dica do Marcelo Ribeiro do guia&turismo para você visitar no Estado é a Gruta do Limoeiro, em Castelo. Clique no nome da Gruta e veja que local surpreendente!

Gruta do Limoeiro em Castelo - Foto: guia&turismo
Gruta do Limoeiro em Castelo – Foto: guia&turismo

Rotas Capixabas

Tiago dos Reis criou o Rotas Capixabas há quase 7 anos com o objetivo de divulgar o turismo no Espírito Santo e o lugar que ele indica para você visitar no Estado é Santa Teresa.

Segundo ele, “a cidade é o maior achado das montanhas capixabas! Tem história e patrimônio histórico, museu, beleza cênica, natureza exuberante, clima ameno, uma ótima gastronomia, agroturismo, artesanato, uma intensa agenda de programação cultural ao longo do ano e, além de tudo, tem um povo extremamente simpático e acolhedor. É, de longe, o meu lugar favorito no ES!”

Para saber mais sobre essa charmosa cidade, clique no nome dela que você verá todas essas informações mais detalhadas.

Pelo Mundo com Manu

O Pelo Mundo com Manu, segundo a Emília Brito, “nasceu da vontade de desmitificar as viagens e passeios com criança. Mostrar que é possível sair de casa com a cria a tiracolo, conhecer lugares diferentes e legais (e aí inclui nem sempre ter a temática infantil) e se divertir numa viagem com uma criança, em suas diversas fases.”

Emília Brito indica para você visitar a badalada e famosa cidade praiana de Grarapari. Clique no nome e veja quantas dicas legais, principalmente se você viaja com crianças!

Guarapari - Foto: Pelo Mundo com Manu
Guarapari – Foto: Pelo Mundo com Manu

Um Olhar Novo

A Ana Carolina disse o seguinte: “o blog Um Olhar Novo é um hobby delicioso, no qual compartilho experiências de viagens que já fiz. Sempre busco dar informações úteis para os leitores, com as quais ficará mais fácil viajar e com um custo menor – mesmo que o destino seja caro. Assim, feito com muito amor e com olhares diferentes, espero compartilhar ideias, imagens e, especialmente, facilitar que sonhos se realizem.”

O lugar que a Ana Carolina indica é o Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, bem pertinho de Vitória, capital. Clique no nome e veja que maravilha de lugar e quantas informações importantes a Ana aborda.

 

Tudo é Mara

Veja o que a jornalista Rosimara Marinho, do blog Tudo é Mara, nos informou: “o blog surgiu com o intuito de divulgar as maravilhas de Guarapari e do Espírito Santo e outros lugares por onde eu passar. Com foco no turismo, gastronomia, passeios e curiosidades, estamos há apenas 5 meses, porém o projeto é de dez anos atrás, época em que concluía a faculdade de jornalismo. O nome Tudo é Mara tem duplo sentido, faz alusão ao bordão, é mara, de maravilhoso e ao meu nome também. Durante um trabalho de produção de reportagem feito em 2010/2011 eu conheci quase todos os 78 municípios capixabas e vi a oportunidade/necessidade de contribuir com a divulgação do Estado. Porém Guarapari é a minha cidade preferida.”

A dica da Mara é conhecer as cachoeiras situadas na região de montanhas de Guarapari. Clique aqui para você ver todas as informações e aproveitar essa maravilha da natureza!

 

No link abaixo você terá mais informações interessantes sobre o ES:

O 1º Encontro de Blogueiros de Viagens no ES e as belezas do Estado

 

Agradecimento

Agradeço à você que nos prestigia com sua leitura e se interessa pelas belezas do Estado do Espírito Santo e a todos os Blogueiros Capixabas aqui listados pela imediata aceitação do meu convite em colaborar com este post indicando lugares visitados e que são especiais aos seus olhares! Vocês foram maravilhosos! Todos os blogueiros acima citados sempre procuram apresentar e incentivar o turismo capixaba mostrando o melhor que esse maravilhoso Estado tem a oferecer. Parabéns e obrigada a todos vocês!

Espero também que você, leitor, tenha gostado e que as dicas sejam muito úteis para o seu passeio pelo Espírito Santo!

Que tal você compartilhar com os seus amigos este post?

Nós também adoraríamos ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

Muito obrigada e um grande abraço!

 

 

Deixe um comentário

18 Comentários em "Blogueiros Capixabas indicam lugares imperdíveis no Espírito Santo"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Paulo Sergio Herédia de Sá
Visitante

Inclua também “andar de carrinho de rolima em Rio Novo do Sul”

Rosimara Marinho
Visitante

Lívia fiquei muito feliz de ter participado desta postagem. É claro que nós sabemos que ainda há muito o que mostrar desse lindo e grande Espírito Santo. Mas o Post está muito recheado, parabéns e obrigada mais uma vez.

Dirceu Cetto
Visitante

Faltou listar as praias de Iriri e o Santuário Nacional de Anchieta, em Anchieta.

fabiopastorello
Visitante

Opa, dicas anotadas. Mês que vem tô por aí!

Marcelo Ribeiro
Visitante

Post maravilhoso Lívia! Mostrou muito bem como o nosso estado é fantástico e também que temos ótimos blogs. Parabéns!!

Emilia Brito
Visitante

Ótimo post! Conseguiu apresentar bem as características do nosso digníssimo ES, e de quebra, dicas valiosas daqui! Adorei!!!

Deivson
Visitante

Nossa, Lívia! Seu post ficou muito completo. Contou muito bem um pouco de nossa história e cultura. Só teve dicas ótimas. Parabéns!

Giovana Duarte
Visitante

Lívia, esse post já está salvo nos meus favoritos! Muito útil para quem deseja saber bastante sobre nosso estado, em um só lugar. Parabéns pelo trabalho incrível!

Carlos Alberto Rocha
Visitante

Lívia, seu post sobre o Espírito Santo ficou incrivelmente excelente! Um artigo completo, verdadeiro guia para quem deseja descobrir esse nosso Estado maravilhoso! Muito obrigado pela oportunidade de poder contribuir com esse post! Ficou demais!!!

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog