Monte Pilatus

Monte Pilatus

O Monte Pilatus  é um dos montes mais bonitos da Suíça central e o mais cheio de lendas! É de fácil acesso a partir da cidade de Lucerna, que fica distante apenas 3,8 km, e sua altitude é de 2.132m podendo ter vista panorâmica de 73 picos alpinos em dias claros!

Ao chegar no cume, você irá se deparar com tantas paisagens lindas que a vontade é de ficar horas admirando cada pedacinho delas e passear por todos os lugares possíveis!

Nele você encontrará várias opções de entretenimento que irão agradar a todas as idades e, para receber os inúmeros visitantes, o Monte Pilatus é equipado de estruturas eficientes e confortáveis além de possuir, também, uma operadora de condições climáticas que é muito importante para quem pretende subir a montanha e/ou praticar esportes.

Monte Pilatus, Suíça.
Monte Pilatus, Suíça.

Eu e meu marido estivemos no Monte Pilatus em janeiro/2017, em pleno inverno suíço. Foi um passeio muito agradável, tranquilo e gostoso de se fazer! Veja o que te espera:

O que fazer no Monte Pilatus

No inverno as atividades mais procuradas são andar de trenó na neve e praticar snowboard.

Já no verão, o mais procurado é o “tobogã de verão” que é o mais longo da Suíça com 1.350 metros de comprimento, e o “parque de cordas” que consiste em caminhar por cordas interligadas por estruturas fixas (como o nosso arvorismo) com vários níveis de dificuldades, além de muitas trilhas e caminhadas.

Em qualquer época do ano é comum ver pessoas saltando de parapente bem como a utilização do parque infantil.

Mas, se sua intenção é somente passear e conhecer o Monte, pegue o teleférico ou o trem e vá ao cume para apreciar as paisagens sem pressa, almoçar sentado/a ao lado dos janelões de vidro para continuar vendo as vistas maravilhosas e também relaxar nas cadeiras ao ar livre que estão posicionadas de frente para as montanhas mais belas do local. É bom demais!

Como estava no inverno, a única possibilidade de subir no Monte é de teleférico.

Veja abaixo o que você encontrará em cada estação do teleférico
de Kriens ao Pilatus Kulm:

Primeira estação: Krienseregg, a 1.026m de altitude

É a estação perfeita para crianças. Possui muitos brinquedos, balanços, gangorra, escorregador, espaço para piquenique, etc. Um verdadeiro parque de diversões nas alturas procurado em qualquer época do ano. Se essa estação não é de seu interesse, não saia da cabine do teleférico e siga em frente.

Monte Pilatus, Suíça.
Estação Krienseregg.

Segunda estação: Fräkmüntegg, a 1.416m de altitude

Se você pretende andar de trenó, ir ao tobogã de verão, no parque de cordas e praticar snowboard, essa é a sua estação! Fora do período de inverno, também é muito procurada para caminhadas e trilhas. Possui um restaurante a poucos passos e é aqui que você terá que trocar de teleférico para chegar ao cume do Monte Pilatus.

Ao subir em direção ao cume, seu campo de visão aumenta e você começa a se encantar com toda aquela beleza natural ao seu redor, principalmente com a linda vista da cidade de Lucerna e o seu lago!

No final da tarde, quando descemos, começou a nevar e a imagem que vimos foi essa da foto abaixo, olha que espetáculo da natureza:

Quer saber dicas e informações sobre a cidade de Lucerna?
É só clicar aqui :

Lucerna, uma das 6 cidades mais visitadas no mundo!

 

Terceira e última estação: Pilatus Kulm 

Essa estação possui uma estrutura equipada e preparada para receber o visitante com restaurantes, loja de souvenirs e 2 hotéis. Isso mesmo, você poderá se hospedar no cume do Monte e apreciar toda aquela natureza exuberante a qualquer hora do dia!

Na área externa você terá uma vista maravilhosa das montanhas, da cidade de Lucerna e dos lagos.

Suba nos mirantes para você ter as melhores vistas.

Vá passear na Caverna do Dragão que está situada na lateral de uma das montanha.

Sente-se nas cadeiras ao ar livre para tomar um sol e apreciar os Alpes.

E, se na área externa estiver muito frio, vá para a estrutura de restaurantes e loja para você se aquecer um pouco e, como muitas paredes são de vidro, você continuará apreciando algumas vistas.

Se você der a sorte de aparecer algum músico quando estiver lá no cume, verá que sensação gostosa é estar nas alturas, apreciando todo aquele visual ao som de instrumentos musicais! Quando estivemos lá, haviam 4 pessoas tocando um instrumento de sopro típico da Suíça, o Alphorn, e foi um momento muito agradável!

Drachenweg, a caverna do Monte Pilatus

Também conhecida como a Caverna do Dragão, está situada no alto da montanha, bem ao lado da estrutura turística do Monte Pilatus e o passeio é muito tranquilo e interessante de se fazer.

Ela não é muito extensa e, ao longo do caminho, existem pequenas aberturas nas rochas de onde podemos apreciar a paisagem.

Monte Pilatus, Suíça.
Na foto acima, no alto do monte está o mirante Oberhaupt de onde se tem uma vista fantástica e, abaixo, à esquerda, está a entrada da caverna do Monte Pilatus. Na lateral direita da montanha podemos ver duas das suas fendas.

As lendas do Monte Pilatus

Esse Monte é cheio de lendas e histórias! Veja algumas delas:

  • Dizem que o corpo de Pôncio Pilatos, governador romano, foi enterrado no lago existente no alto da montanha, e que seu espírito aparecia toda sexta-feira. Por conta disso, por vários anos a subida nessa montanha foi proibida. Em 1585, um pároco, acompanhado de vários cidadãos de Lucerna, subiram o Monte Pilatus para acabar com esse espírito que atemorizava a cidade. Jogaram pedras no lago, agitaram e entraram nas águas. Como o “fantasma” não reagiu, acreditaram ter quebrado o feitiço do lago e o Monte pôde ser escalado novamente.

 

As lendas dos dragões que habitam no Monte Pilatus são as que mais rendem histórias!

  • Na idade média, as pessoas acreditavam que os dragões possuíam poderes de cura e que viviam nas fendas do Monte Pilatus.
  • Outra lenda diz respeito a um governador da região chamado Winkelried. Ele matou um dos dragões do Monte com uma lança de galhos com espinhos e uma espada e gotas do sangue do dragão caíram nas suas mãos. Essas gotas, juntamente com a respiração venenosa do dragão moribundo, fizeram com que o sangue nas veias de Winkelried se congelasse causando a sua morte. Nessa época o povo começou a ter medo dos dragões.
  • Tempos depois, um rapaz subiu o Monte à procura de madeiras caídas das árvores. Quando ele se deu conta, estava na montanha proibida, ficou apavorado, tropeçou, caiu e saiu rolando até que chegou na caverna. Dois dragões se aproximaram e começaram a cheirar o rapaz e nada de mal aconteceu com ele, ao contrário, os dragões aqueceram o rapaz durante o inverno. Em uma das pedras da caverna brotava um leite que alimentava os dragões e o rapaz. Na chegada da primavera os dragões voaram e o rapaz segurou no rabo de um deles que o deixou na parte baixa da montanha. Os amigos e familiares ficaram felizes quando viram o rapaz que estava sendo considerado como morto e, com essa história, passaram a acreditar que os dragões do Monte Pilatus são criaturas bondosas e úteis.

 Hoje, o símbolo do Monte Pilatus é um dragão vermelho.

 

Como ir ao Monte Pilatus

Partindo de Lucerna, existem três caminhos:
– de trem ou de barco até chegar em Alpnachstad para pegar o trem de cremalheira ou
– de ônibus até chegar em Kriens para pegar o teleférico.

Monte Pilatus, Suíça.
Os caminhos para o Monte Pilatus a partir de Lucerna, Suíça.

Em direção a Kriens (lado norte)

Pegue o ônibus em frente à estação de trem de Lucerna > ônibus nº 1 – direção Kriens-Obernau – e desça na Linde-Pilatus.
O preço da passagem de ônibus era de 6 Francos Suíços mas, se você tiver o Swiss Pass ativado, não pagará nada. Com o Swiss Pass ativado basta entrar no ônibus.

Detalhes sobre o Swiss Pass e também informações importantes sobre a Suíça,
veja: Suíça no inverno

Descendo no ponto de ônibus Kriens-Obernau, atravesse a rua e suba uma pequena ladeira para chegar na bilheteria do teleférico. Para voltar é só pegar o ônibus nº 1 novamente, em frente onde saltou.

De táxi, do centro de Lucerna até a estação Kriens, pagará em torno de 30 Francos Suíços.

O preço do teleférico para subir no Monte Pilatus era de 57,60 Francos Suíços mas, se você estiver com o Swiss Travel Pass, a entrada é gratuita.

Em direção a Alpnachstad

Você poderá ir de trem ou de barco de Lucerna para Alpnachstad. Na estação Pilatus, pegue o trem de cremalheira que é o mais íngreme do mundo!

O trem de cremalheira é um trem com rodas dentadas para subir grandes altitudes. Mas atenção, esse trem funciona todos os dias, menos de dezembro a março que é o período de muita neve.

Veja abaixo outros tópicos interessantes:

Planejando uma viagem para o exterior

Viajando para o exterior –  o que levar na mala

Glacier Express – o trem panorâmico da Suíça

Zermatt – dicas e pontos de interesse

 

Gostou? Que tal deixar um comentário no campo aqui embaixo? 👇🏼

Já segue o blog? Se não, é só digitar o seu e-mail no campo “Siga o Caixa de Viagens” e, depois, confirmar a sua inscrição no e-mail que irá receber.

É de graça e você ficará por dentro de todas as novidades do blog!😉

Deixe um comentário

4 Comentários em "Monte Pilatus"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Paloma
Visitante

muito bacana 🙂

oton
Visitante

Olááá!! Adoro seu blog e já li várias postagens e tenho anotado tudo.
Gostaria de saber duas coisas: qual a linha do trem de lucerna para a estação do trem alpino (Alpnachstad) e onde eu pego ele? Seria na estação central de Lucerna?
Outra pergunta: onde consulto os horários dos trens em Alpnachstad? Pretendo começar meu percurso por lá.
Obrigado pela ajuda!!

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog