Litoral sul do Espírito Santo em 01 dia – “Pocando no ES”

Litoral sul do Espírito Santo em 01 dia – “Pocando no ES”

O litoral do Estado do Espírito Santo é cheio de lindas praias, muitas delas com várias opções de lazer e acomodações, seja para você se divertir e agitar sua temporada ou apenas relaxar e curtir a natureza.

A gastronomia local é à base de peixes e frutos do mar, muito saborosa e leve. A Moqueca Capixaba é o prato típico do ES e facilmente encontrada nessa região. Já a Torta Capixaba, outro prato típico, geralmente é preparada na Semana Santa.

Aqui você irá acompanhar como foi passear pelo litoral sul do Espírito Santo em 01 dia na companhia de blogueiros que estavam participando do 2º Encontro de Blogueiros de Viagem, o “Pocando no ES“.

Para quem não conhece o significado da gíria “pocar“, muito usada pelos capixabas, clique aqui que você ficará sabendo e entenderá o porquê do nome do encontro: “Pocando no ES“! 😉

Esse encontro aconteceu entre os dias 07 e 09 de abril/2017 e contou com a presença de vários blogueiros de viagens do Brasil e até do exterior.

2º Encontro de Blogueiros de Viagem - "Pocando no ES"
2º Encontro de Blogueiros de Viagem – “Pocando no ES”

Nesse encontro a principal finalidade foi divulgar as belezas do litoral sul do Estado e veja as maravilhas que você irá encontrar no:

Litoral sul do Espírito Santo

Marataízes

O passeio começou em Marataízes que está a 127 Km de distância de Vitória, capital. Local de praias, lagoas, monumentos históricos e também da cana-de-açúcar e do abacaxi mais doce e gostoso!

Antes de chegarmos na cidade, foi feita uma parada no Porto da Barra (município de Marataízes) para conhecer as ruínas do Trapiche. Esse local era um armazém de produtos agrícolas construído entre 1860 e 1883 e desativado nos anos 50. Ao lado havia toda a estrutura para as atividades portuárias que foi de grande importância para o crescimento da cidade.

Logo em seguida passamos por Marataízes e nos dirigimos para a Lagoa do Siri.

Lagoa do Siri

A Lagoa do Siri está distante 08 Km do centro de Marataízes e é muito frequentada por turistas e capixabas o ano todo, principalmente no verão.

O lugar é muito bonito, agradável e uma excelente opção para quem gosta de contato com a natureza! De um lado está a Lagoa do Siri e, do outro, o mar. Paisagens lindas é o que não faltam!

É cercada de bons restaurantes e possui várias barracas com mesas e cadeiras na beira da lagoa. Para o seu conforto, os garçons desses restaurantes irão te atender e servir sem você precisar sair do lugar!

Lagoa do Siri em Marataízes.

 

Praia das Falésias

Aproximadamente 5 KM depois da Lagoa do Siri, estão as Falésias de Marataízes. Alguns de seus paredões alcançam 40 metros e, segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente, essas falésias possuem mais de 23 milhões de anos!

É um lugar bucólico, pouco explorado, com sua vegetação preservada e de uma beleza extraordinária! O mar, a areia, a vegetação e os paredões terrosos formam uma paisagem harmoniosa e encantadora! Experimente caminhar na beira do mar, com as ondas batendo nos seus pés e você admirando esses paredões! Não dá vontade de sair de lá!

Falésias de Marataízes
Falésias de Marataízes

 

Iriri

Iriri está a 92 Km de Vitória. É um balneário localizado no município de Anchieta e possui 05 lindas praias: Areia Preta, Costa Azul, Praia dos Namorados, Santa Helena e Praia de Inhaúma. Cada uma com seu charme e beleza!

Iriri é um dos mais importantes balneários de Anchieta e é lá que se concentra o maior número de hotéis e restaurantes do município. Está sempre inovando e promovendo novidades que estimulam o turismo.

Fora do verão e do carnaval (o carnaval de Iriri é um dos mais famosos do Espírito Santo!), o balneário é ideal para quem está querendo descansar, passear com tranquilidade admirando as paisagens locais e regionais e aproveitar os diversos eventos que acontecem durante o ano, principalmente gastronômicos.

Praia Areia Preta em Iriri
Praia Areia Preta em Iriri

Lá fomos recebidos pelo Hotel Espadarte e pelo Restaurante Recanto da Pedra.

Hotel Espadarte
em Iriri

O Hotel Espadarte está situado de frente para o mar na Praia Areia Preta e, se você estiver hospedado lá, poderá ir tranquilamente tomar o seu banho de mar que os garçons te servem na beira da praia!

O gerente Paulo Maia e sua equipe nos recebeu com muita atenção e cordialidade. O Sr. Paulo nos falou da construção do restaurante que estão fazendo na Ilha dos Cabritos, bem perto da praia, e que estará pronto em breve (fica a dica!) e também nos mostrou as instalações do hotel.

Em seguida nos apresentou o Chef Gilson Surrage que é parceiro do hotel em eventos e recepções. O Chef Gilson é ganhador do Prêmio Dólmã de 2016, o maior prêmio da culinária brasileira!

Ele preparou para nós Paella e Bobó de Camarão, com mariscos e frutos do mar da região. Os pratos estavam divinos, muito bem temperados e muito saborosos! Parabéns Chef e obrigada à equipe do hotel!

Hotel Espadarte em Iriri
Hotel Espadarte em Iriri

Restaurante Recanto da Pedra
em Iriri

Depois fomos para o Restaurante Recanto da Pedra que foi construído em cima de uma pedra enorme, na beira da Praia Costa Azul. A vista que se tem desse restaurante é maravilhosa! Sentar para fazer a refeição tendo aquela vista à sua frente, é muito agradável e relaxante!

Nesse restaurante tivemos a presença do prefeito de Anchieta, o Exmo. Sr. Fabrício Petri, que nos deu as boas-vindas e falou sobre a cidade e seus investimentos no turismo.

Em seguida foi a vez do Chef André Cicilioti que nos saudou e falou sobre a Moqueca Capixaba e a Torta Capixaba que são pratos típicos do ES. Em seguida nos serviu a Torta Capixaba que é um prato muito consumido naquele período da Semana Santa.

A torta estava perfeita e muito saborosa! Ela foi servida envolta em folha de bananeira e o seu visual estava impecável, um charme! Parabéns Chef e obrigada à equipe do Restaurante!

Depois seguimos viagem para Anchieta que fica a 07 Km de Iriri.

Anchieta

Sua localidade é uma das mais antigas do Brasil. Havia uma aldeia indígena quando, no séc. XVI, chegaram os primeiros europeus. Seu primeiro nome foi Rerigtiba (em tupy significa lugar de muitas ostras), depois passou para Vila de Benevente e por fim, em 1887, se tornou cidade com o nome de Anchieta em homenagem a São José de Anchieta, padre jesuíta espanhol que viveu boa parte da sua vida, até a sua morte, em Anchieta.

Na cidade está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção que passou a se chamar Santuário Nacional São José de Anchieta em 2014, título concedido pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – logo após a canonização do padre Anchieta que se tornou o Padroeiro do Brasil ao lado de Nossa Senhora Aparecida. Ele é o 2º Santuário Nacional do Brasil.

Esse Santuário faz parte de um complexo arquitetônico jesuítico da cidade que começou a ser construído em 1579 junto com o Museu São José de Anchieta e as antigas residências jesuítas.

Em 1943 todos esses monumentos foram tombados como Monumento Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Litoral sul do ES - Anchieta
Santuário Nacional de São José de Anchieta

Perto desse complexo está o Rio Benevente. Lá se encontra o Porto da Colônia de Pesca onde estão as embarcações que irão te levar para as Ruínas do Rio Salinas.

Ruínas do Rio Salinas

Para chegar nas Ruínas do Rio Salinas, a partir de Anchieta, é preciso navegar pelo Rio Beneventes e depois pelo Rio Salinas (seu afluente, criado pelo homem para liberar o fluxo de água de determinados períodos de cheia). Ao chegar no ancoradouro, deve-se fazer uma pequena caminhada de 5 minutos mata adentro.

O passeio pelos rios dura em torno de 01 hora e é feito nos barcos dos pescadores. As paisagens são lindas, escolha um lugar para se sentar no barco e aproveite para apreciar a fauna e a flora local e também a região do manguezal de Anchieta, que é um dos mais preservados do Espírito Santo.

Rio Beneventes - indo para as Ruínas de Salinas
Rio Beneventes – indo para as Ruínas de Salinas

As Ruínas do Rio Salinas são do séc XVIII e sua história ninguém sabe dizer ao certo! Uns dizem que pode ter sido uma fazenda de exploração de sal e outros dizem que, por conta da estrutura e dos materiais utilizados nos pilares (conchas e pedras), seria uma igreja construída pelos jesuítas e que, por causa da dificuldade de chegar no local na época, foi abandonada.

Dica importante: leve repelente para esse passeio!

Bistrô e Pousada Orquídea Café
em Meaípe

Para encerrar, à noite fomos para o Bistrô e Pousada Orquídea Café que fica num outro balneário badalado do ES que é Meaípe, a 10 Km da famosa Guarapari. Lá tivemos as boas-vindas dos anfitriões, que nos recebeu com música ao vivo e diversos petiscos que estavam muito saborosos. O local é muito charmoso, tudo organizado e decorado com delicadeza e nos mínimos detalhes!

Nessa noite a Sra. Fátima Fonseca e o Sr. José Renato Cezar (da Associação de hotéis de Guarapari) e também o Sr. Gustavo Guimarães (Presidente da ABIH-ES, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) fizeram um pequeno discurso em que ressaltaram a importância do nosso trabalho frente à divulgação do turismo no Estado do Espírito Santo uma vez que levamos para você, leitor, experiências vividas em locais visitados.

Esse foi um passeio de apresentação e, se você pretende conhecer melhor o litoral sul do Espírito Santo, tomar banho de mar nessas e em tantas outras praias lindas desse litoral, praticar esportes aquáticos, degustar a gastronomia local que é rica em peixes e frutos do mar e conhecer o artesanato e produtos agrícolas regionais, sugiro ficar mais dias pois, como viu acima, o litoral sul do Espírito Santo tem muitas praias e lugares lindos para você aproveitar o melhor do seu passeio!

Veja mais informações sobre o Espírito Santo aqui:

Restaurantes imperdíveis em Vitória – ES

Parque Botânico Vale em Vitória – ES

Visita ao Zoo Park da Montanha, o zoológico de Marechal Floriano – ES

Abaixo segue a lista dos blogueiros participantes desse encontro (em ordem alfabética) e te convido a visitar cada um deles para ver o que estão falando sobre o Estado do Espírito Santo e as experiências que tiveram por aqui:

A vida é como um livro
Aline Approves
Bagagem de Memórias
Caixa de Viagens (eu)
Caminha Gente
Casal Viagem
Catálogo de Viagens
Destinões
Eu vou de mochila
Guia Capixaba
Guia e Turismo (o nosso guia durante todo o passeio)
Mochilão Barato
Mineiros na Estrada
O Melhor mês do ano
Pelo Mundo com Manu
Viagens Cinematográficas
Viajadas
Viajante Comum
Terra Capixaba
Tô Pensando em Viajar
Tudo é Mara
Um Olhar Novo
Viagem Massa

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro:   Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol  Hotels

 

Deixe um comentário

8 Comentários em "Litoral sul do Espírito Santo em 01 dia – “Pocando no ES”"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Deivson
Visitante

Que saudade desse dia! Amei muito sua presença, Lívia.

Kelly
Visitante

Para uma sul mato grossense até que conheço bem do Litoral sul do Espírito Santo, não fui nas ruínas ainda, bela dica. bacana o post. Restaurante Recanto da Pedra, super indico.

Andrea
Visitante

. Por aqui, se pode ter a noção o quanto nosso estado é lindo! Lindos lugares, lindas fotos!

Marcelo Ribeiro
Visitante

Mais um excelente e completo post do Caixa de Viagens. Parabéns Lívia.

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog