Domingos Martins e Pedra Azul: onde comer bem

Domingos Martins e Pedra Azul: onde comer bem

Domingos Martins e Pedra Azul são dois destinos na região serrana do Espírito Santo muito procurados por turistas durante todo o ano por causa do clima ameno, festividades, passeios, agroturismo, esportes, bons hotéis, bons restaurantes e, principalmente, das belezas naturais e locais!

Para completar o seu passeio e deixá-lo mais saboroso, selecionei alguns restaurantes para você comer bem na região, cada um com seu segmento. A ordem em que estão expostos é aleatória e tudo foi feito sem nenhum tipo de cortesia ou comprometimento.

Onde comer bem em Domingos Martins

Domingos Martins, sede, está a 42Km de Vitória, capital. É uma cidadezinha linda, colonizada por imigrantes alemães e italianos cujas tradições são vistas na arquitetura, comida e festas.

 

Restaurante Italiano

É especializado na culinária italiana com adaptações regionais. A forma artesanal de preparação das massas, os molhos naturais preparados na casa e o frescor dos ingredientes proporcionam um sabor único aos seus pratos. Seus produtos são, na sua maioria, plantados na sua propriedade e sem defensivos agrícolas.

Os pratos são bem servidos e os mais procurados e apreciados são os preparados à base de “Gnocchi”. Outros pratos muito solicitados também são o Ravioli de berinjela defumada com queijo Saint Paulin, os risottos, o Gamberetti (camarões) ao molho pesto e o Strudel de aipim com filé, que é uma delícia! Esse último foi criado pelo Chef para um festival de gastronomia do Estado que, devido ao sucesso, se incorporou ao cardápio.

Nas entradinhas, destaque para a linguiça artesanal acompanhada de Ratatouille e pão caseiro delicioso. A Bruschetta gratinada também é feita com esse pão caseiro onde são sobrepostos tomate seco, rúcula, berinjela e queijos.

A sobremesa que faz sucesso é o sorvete de araçauna com geléia de jabuticaba, frutas colhidas no próprio pomar. O suco de jabuticaba também é campeão quando está no período de safra!

Esse tradicional restaurante é comandado pelo Chef e proprietário Ronaldo Guedes. Ele começou no centro da cidade em 1999 e hoje está no bucólico bairro Soído de Cima, a 05Km do centro.

Está localizado em meio à natureza, ao lado de um lago que embeleza e dá um charme ao local, num ambiente tranquilo, aconchegante e decorado de forma que você se sente como se estivesse em uma casa de campo.

Restaurante Italiano em Domingos Martins
Restaurante Italiano em Domingos Martins

Endereço e horário de funcionamento

No GPS: Latitude 7745736- norte / Longitude 0323726- leste
Na avenida central de Domingos Martins, entre na rua da Casa da Cultura e siga em direção à Soído. Assim que passar pela vila de Soído (04 Km do centro), vire à esquerda e pegue a estrada de chão (01 Km).

Faixa de preço $$
Não aceita cartão de crédito.

Para reservas ligue (27) 99975-1645. Na alta temporada (inverno) e em datas comemorativas o restaurante não aceita reservas. Sugiro chegar cedo pois, nessas datas ele fica muito cheio.

Sexta e sábado: das 11h às 17h30 e das 19h30 às 22h
Domingo: das 11h às 18h
Funciona também nos feriados, ligue antes para confirmar o horário.

 

Sítio dos Lagos Pousada e Restaurante

Esse restaurante oferece um cardápio voltado para a culinária contemporânea internacional.

Lá você encontrará muitos cortes de carnes nobres, camarão, lagosta, salmão, bacalhau, etc. A maioria das suas massas são de preparação caseira e muitos dos seus ingredientes são comprados de agricultores da região onde procuram incentivar e prestigiar a agricultura local.

Os pratos mais famosos da casa são o Cordeiro Grelhado, o Filet ao Pepe Verde, o Bacalhau ao forno e o Risotto de camarão. Mas não deixe de experimentar a Lagosta grelhada com spaghetti ao pesto genovês e a Salada de salmão!

Nas sobremesas você encontrará Pettit Gateau, Brownie e Tarte de maçã acompanhados de sorvete e também uma deliciosa Panna Cotta com calda de frutas da estação.

Para os amantes do vinho, possui uma adega subterrânea com vários rótulos. Se você quiser levar o seu vinho, não é cobrado rolha para os hóspedes, somente para os visitantes.

A pousada e o restaurante existem há 02 anos depois que a família resolveu transformar o seu sítio, de 50 anos de propriedade, neste belo espaço com opções de chalés independentes, suites e local para festas e casamentos. No lugar da antiga casa é onde funciona o charmoso restaurante que atende aos hóspedes e visitantes.

É cercado de uma paisagem muito bonita, no meio da mata, tendo um lago se destacando na frente do restaurante, o que dá uma visão muito agradável quando estamos fazendo as refeições.

Ele está a 06 Km do centro de Domingos Martins, em estrada asfaltada.

Endereço e horário de funcionamento

Estrada de Soído, S/N, km 7
Soído de Cima, Domingos Martins
Na avenida central de Domingos Martins, entre na rua da Casa da Cultura e siga em direção à Soído. Passe pela vila de Soído e siga em frente, pelo asfalto, até chegar no restaurante.

(27) 3268-1434 / 99943-7420

Faixa de preço $$$
Aceita cartões de crédito

Sextas e sábados: das 12h às 16h e das 19h30 às 23h30
Domingo: das 11h30 às 16h
Funciona também nos feriados, ligue antes para confirmar o horário.

 

Restaurante Caminho do Imigrante

É um self-service de comida mineira, muito saborosa, com gostinho de comida caseira. Lá você encontrará uma variedade de carnes, linguiças, feijoada, polenta, verduras, legumes, etc. Todas elas mantidas quente sobre um fogão de lenha posicionado no salão, o que dá um charme ao local. Possui também balcão de frios onde estão várias saladas.

As sobremesas são preparadas na casa e geralmente tem torta de limão, pudim de leite condensado, doce de abóbora, doce de mamão, doce de banana e um queijo fresco para acompanhar. Todas vendidas no quilo também.

Na saída você irá encontrar uma mesa com café, chá, leite queimado e bolo como cortesia para os clientes.

Esse restaurante funciona há mais de 20 anos e a proprietária, D. Lucinha, nos informou que tem um enorme carinho por ele pois ali era a sua antiga moradia.

Nas paredes do restaurante estão vários quadros pintados pela proprietária, retratos dos seus antepassados e vários objetos antigos pertencentes à família. A decoração e o fogão de lenha te remetem a uma casa de fazenda aconchegante.

Restaurante Caminho do Imigrante em Domingos Martins
Restaurante Caminho do Imigrante em Domingos Martins

 

Restaurante Caminho do Imigrante em Domingos Martins
Restaurante Caminho do Imigrante em Domingos Martins

Endereço e horário de funcionamento

Está situado na Rua de lazer, a rua mais charmosa da cidade, somente para pedestres.
Rua João Bastista Wernersbach, 155
Centro, Domingos Martins

(27) 3268-1137

Faixa de preço $$
Aceita cartões de crédito

Segunda a Sexta – das 10h30 às 14h30
Sábados e feriados – das 10h30 às 16h30
Domingo – das 10h30 às 16h30

 

Restaurante Monarca

É um restaurante de comida típica alemã e italiana e está na cidade há 02 anos.

Seus proprietários, Wagner e Arlete, comandam não só o restaurante como a loja que funciona no piso inferior onde vendem os produtos defumados pela casa que são servidos no restaurante como joelho de porco defumado, costela defumada e embutidos, além de cafés especiais, cachaça, cervejas artesanais e doces caseiros.

O prato “Einsbein“, que é joelho suíno defumado servido com batatas, chucrute e salsichas é muito famoso na casa! Outros pratos que também fazem sucesso nesse restaurante é a Lasagna de ragù de costela defumada com lâminas de palmito e o Risotto de damasco com limão siciliano e salmão defumado (salmão defumado por eles).

Todos os pratos e sobremesas são preparados pela própria Dona Arlete.

Restaurante Monarca em Domingos Martins
Restaurante Monarca em Domingos Martins
Restaurante Monarca em Domingos Martins
Restaurante Monarca em Domingos Martins

Endereço e horário de funcionamento

Alameda dos Pinhais, 181
Centro, Domingos Martins
(27) 3268-1169

Faixa de preço $$
Aceitam cartões de crédito

O restaurante funciona aos sábados e domingos das 11h às 16h.
A loja funciona de terça à domingo das 08h às 17h.

 

Restaurante Fazenda Imperial

Esse restaurante oferece self-service de comida caseira, muito saborosa, bem diversificada e também possui o serviço à La carte onde você irá encontrar comida típica holandesa, como exemplo, o Stamppot que é uma combinação de batatas com vegetais e, aqui, acompanhado de carne.

A comida quente é mantida no fogão de lenha posicionado no salão e os frios, num expositor ao lado.

Aos sábados à noite tem música ao vivo e vários petiscos são servidos, também sobre o fogão de lenha.

Esse restaurante foi inaugurado há dois anos e está situado na fazenda dos proprietários a 05 Km de distância do centro de Domingos Martins, em estrada asfaltada. Essa fazenda pertence à família Lampier desde 1859, uma família holandesa que se estabeleceu em Domingos Martins.

Seu ambiente é rústico e elegante e enquanto fazemos as refeições podemos desfrutar da vista do pequeno vale com os morros ao seu redor onde está o casarão preservado pela família e a igrejinha ao fundo, é muito agradável!

A sua localização é privilegiada: a Rota Imperial passa na propriedade e o restaurante também faz parte do Circuito Turístico do Galo.

A Rota Imperial é o trajeto que D. Pedro II fazia para chegar em Minas. Ela começa no Palácio Anchieta, em Vitória, e termina em Ouro Preto.

O Circuito Turístico do Galo abrange uma região de muitas belezas naturais em Domingos Martins onde estão propriedades rurais, pousadas e restaurantes, tendo como atrativo principal a cascata do Galo que está bem próxima desse restaurante.

Restaurante Fazenda Imperial

Endereço e horário de funcionamento

Rota Imperial, estrada do Galo (pegue a estrada em direção à Cascata do Galo)
Rio Jucu, Domingos Martins

Faixa de preço $$
Aceita cartões de crédito

Sábados, domingos e feriados: das 11h às 15h30
Sábado à noite: das 19h à 01h

 

Onde comer bem em Pedra Azul

A região da Pedra Azul, município de Domingos Martins, está a 90Km de Vitória e suas belezas naturais são encantadoras! Seus restaurantes estão espalhados em meio a essa natureza exuberante, com muito verde e ar puro da montanha.

 

Espaço Vellozia

Esse restaurante é propriedade do simpático casal Elizandra e Gildázio. Ele foi aberto em 2005 quando Elizandra jogou tudo pro alto e resolveu fazer aquilo o que mais gosta e sabe fazer muito bem: cozinhar!

Seus pratos tem como referência a cozinha francesa e também a cozinha local. São bem variados e utilizam sempre ingredientes frescos, a maioria colhidos na horta dos proprietários.

O tempero é delicado, saboroso, os pratos são cuidadosamente apresentados e eles vão mudando de acordo com a safra dos alimentos e, com isso, você sempre encontrará novidades neste restaurante! Com certeza os pratos principais da foto abaixo você não os encontrará mais, a Chef Elizandra Modolo já terá inventado outros tão gostosos quanto!

Somente a costela de cordeiro e o javali estão fixos no cardápio mas os acompanhamentos também mudam em cada estação.

No restaurante são vendidos azeites importados especiais e pães de fermentação natural e de longa fermentação feitos pela própria Chef Elizandra. Já a caponata e os antepastos de tomate seco, berinjela e outras delícias que estão à venda no restaurante, são todos preparados pela mãe dela.

Você poderá se acomodar no salão ou na varanda onde apreciará ainda mais a natureza ao redor. Se estiver com frio, não se preocupe! No salão tem várias mantas que estão à disposição para aquecer os clientes, um mimo!

É muito agradável passear pelo jardim para apreciar a beleza da Pedra Azul que estará bem pertinho de você!

O restaurante possui apenas 18 lugares. Sugiro que faça reserva.

Endereço e horário de funcionamento

BR 262, Km 89, s/n
Pedra Azul, Domingos Martins
(27) 3248-0097

Faixa de preço $$$
Aceita cartão de crédito

Sexta-feira: das 19h às 23h
Sábado: 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h
Domingo: 11h30 às 16h

 

Alecrim Cozinha Artesanal

Seus pratos são baseados na cozinha brasileira com referências na cozinha mediterrânea. Todos criados pela Chef Cecilia Cunha que também trocou a vida que levava – trabalhava com responsabilidade social – para se dedicar ao que mais gosta de fazer que é cozinhar! Esse restaurante está em funcionamento há quase 07 anos.

Para aprimorar suas técnicas e aumentar o seu conhecimento em culinária, há poucos anos a Chef Cecilia fez estágio com o famoso Chef francês Claude Troisgros. Ela nos informou que os trabalhos do Chef Troisgros e do Chef Salvatore Loi – famoso Chef italiano radicado em São Paulo – são inspirações para sua criatividade na criação dos seus pratos.

Os pratos incluídos recentemente no cardápio e que estão fazendo o maior sucesso são: “Copinho de pupunha gratinado recheado de queijos e cogumelos” (que é uma entradinha) e o “Ragù de picanha de cordeiro ao molho de especiarias” (que é prato principal).

Existe uma entradinha que já está no cardápio há tempos e que eu não posso deixar de citar: Duo de caldinho de feijão preto e branco com paio crocante e alho frito. É uma delícia!

As sobremesas e bebidas refrescantes preparadas na casa também são de dar água na boca! A sobremesa mais pedida é a Pavlova mas tem uma que acabou de entrar no cardápio e está divina: Supremo de Marshmallow. A base é biscoito inglês, uma camada de caramelo salgado, marshmallow maçaricado (feito na casa) e ganache de chocolate belga. Acho que dispensa comentários, não é?

Apesar de possuir uma carta de vinhos, o cliente pode levar o seu vinho que eles não cobram rolha.

O serviço de pratos desse restaurante é um charme, a sua apresentação é feita com capricho, nos mínimos detalhes! Já na decoração, o uso de móveis de demolição, as louças decorativas – tanto sobre os móveis quanto nas paredes – e o piano no salão, dá a sensação de que estamos numa aconchegante casa de fazenda muito mimosa.

E, se estiver frio, um aquecedor será ligado para o seu conforto ou, se preferir, também possui mantas disponíveis para os clientes.

Ele está localizado no final da Rota do Lagarto, a rota que liga a BR-262 a ES-164. Ela leva esse nome pois a Pedra Azul possui uma formação rochosa em forma de lagarto na sua lateral. É um dos passeios mais lindos para se fazer nessa região!

Para evitar esperas longas, sugiro que faça reserva!

Restaurante Alecrim Cozinha Artesanal

Endereço e horário de funcionamento

ES164 – Km 05, São Paulo do Aracê
Rodovia Geraldo Sartório
Pedra Azul, Domingos Martins
(27) 3248-2178

Faixa de preço $$$
Aceita cartões de crédito

Sexta e sábado: das 11h30 às 16h30 e das 19h30 às 22h30
Domingo: das 11h30 às 16h30
Em alta temporada (inverno) o restaurante abre nas quintas-feiras para almoço e jantar.
Em feriados também abre e os horários deverão ser consultados.

 

Veja também outras informações muito interessantes sobre o Espírito Santo:

 

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva em que 5 blogueiros se reuniram para levar até você dicas e informações sobre as #MontanhasCapixabas a fim de que você possa aproveitar o melhor do local, principalmente no #FrioCapixaba que está chegando! Confira nos links abaixo e veja quantas oportunidades, passeios e diversões interessantes te esperam:

Siga o @capixabasindicam no Instagram e no Facebook para continuar conhecendo diversos lugares e informações sobre o Espírito Santo!

Gostou? Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

 

Deixe um comentário

12 Comentários em "Domingos Martins e Pedra Azul: onde comer bem"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Terra Capixaba
Visitante

Lívia, seu texto e as opções estão excelentes! Irei pra Domingos Martins ainda esse mês e esse post será mais do que útil! Valeu!!!

Deivson
Visitante

Tantas opções bacanas, heim!! Esse post é pra deixar nos favoritos 😀

Marcelo Ribeiro
Visitante

Temos ótimas opções nesta região e as suas dicas são excelentes.

João Olavo Vasconcelos
Visitante

Lívia, este post é para guardar e consultar sempre que estivermos procurando um restaurante bom para comer nas montanhas capixabas! E o melhor é que vc indicou desde os mais caros até os mais em conta, dando oportunidade para todos. Parabéns!

Caminha Gente
Visitante

Nossa Lívia, amei as dicas dos restaurantes. Não como carne de porco mais os doces das sobremesas me agradam muitoooo..rsrsr..as fotos tb são ótimas, mesmo não comendo carne de porco é de encher os olhos. Parabéns pelas dicas muito uteis.

Emilia Brito
Visitante

Adorei seu post! Praticamente não conhecia nenhum dos restaurantes de Domingos Martins, e adorei saber as opções! Parabéns pela redação clara, leve e que deu água na boca na descrição dos pratos!

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog