Bernina Express: de St. Moritz a Tirano

Bernina Express: de St. Moritz a Tirano

Bernina Express é o trem panorâmico que passa por várias cidades da Suíça e cruza a fronteira chegando na Itália, num dos trajetos mais lindos e espetaculares da região! O trajeto de St. Moritz a Tirano é classificado pela UNESCO, desde 2008, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Além das paisagens belíssimas, você irá ver culturas e línguas diferentes em um único passeio e num curto espaço de tempo. Esse trajeto também pode ser feito em sentido inverso.

O viaduto circular de Brusio por onde passa o Bernina Express de St. Moritz a Tirano

Bernina Express
De St. Moritz a Tirano

Eu e meu marido fizemos a viagem de St. Moritz a Tirano em janeiro/2017. Leva em torno de 02h30min para percorrer 61Km, passando por 13 túneis e galerias e 52 viadutos e pontes.

O trem possui vagões especiais que são os vagões panorâmicos, bem confortáveis e os vidros das janelas vão até o teto te oferecendo, assim, uma ampla visão das belezas naturais ao seu redor.

A sua velocidade gira em torno de 30Km/h e, com isso, você poderá apreciar com tranquilidade todo o visual.

Bernina Express

Era inverno e nesse trajeto vimos nítidas mudanças de paisagens e clima, foi uma viagem de contrastes.

Na Suíça a neve tomava conta e deixava tudo branquinho, com lagos congelados e vilarejos encravados nas montanhas. À proporção que o trem chegava mais próximo da Itália a neve ia sumindo, os vinhedos começavam a aparecer e os lagos e as montanhas mostravam o seu colorido.

Veja abaixo 3 lindos lugares de destaque durante a viagem:

1- O Lago Bianco, na Suíça

O Lago Bianco está na região dos Grisões, na Suíça. Sua elevação é de 2.234m com área de 1,50km2. Ao sul as suas águas fluem para o mar Adriático e, no leste, fluem para o Mar Negro. Ele estava congelado, veja:

Bernina Express – Lago Bianco, Suíça

2- Lago de Poschiavo, na Itália

O trem passa margeando o Lago de Poschiavo, bem devagar. Impossível não tirar inúmeras fotos, é lindo!

Bernina Express – Lago de Poschiavo, Itália

3- O viaduto circular de Brusio, na Itália

Nesse viaduto o Bernina tem que diminuir bastante a sua marcha pois é feito um círculo completo. É um dos momentos de maior expectativa dos viajantes. Para quem vai de St Moritz a Tirano ele chega por cima e, no final, passa por baixo do viaduto.

O viaduto circular de Brusio por onde passa o Bernina Express de St. Moritz a Tirano

Curiosidade sobre o Bernina Express

Esse trajeto passa pela estação mais alta alcançada por um trem na Europa que é o Ospizio Bernina, com 2.253m acima do nível do mar e chegará em Tirano, Itália, a 400m acima do nível do mar.

Mesmo subindo 2.253m acima do nível do mar, esse trem não é de cremalheira (trem com rodas dentadas), é um trem elétrico de avançada tecnologia que usa sistema de adesão.

Curiosidade sobre o nome Ospizio:

Ospizio é sinônimo de “casa de cuidados” mas também significa uma estrutura montada em lugares distantes e longe de tudo, geralmente com estábulos, para receber temporariamente todos (peregrinos, turistas, alpinistas, andarilhos, etc) que chegam de um determinado lugar e necessitam de um alojamento.

Clique no vídeo abaixo para você ver um pouco mais sobre esse passeio maravilhoso. O vídeo é curtinho e tem imagens muito bonitas, veja:

A grande maioria dos passageiros se levanta para fotografar e ver as paisagens que vão surgindo de um lado e do outro do trem, é difícil encontrar passageiro sentado o tempo todo! Como também é difícil tirar uma foto sem o reflexo das janelas. Prepare sua câmera fotográfica e o celular!

Bernina Express

Durante todo o trajeto ficamos admirando e nos distraindo tanto com as paisagens ao nosso redor que nem percebemos a hora passar! Quando chegamos no destino final, deu vontade de voltar para ver tudo novamente e, com certeza, isso acontecerá com você.

Informações sobre o Bernina Express

O trajeto completo do Bernina Express é de Chur (Suíça) a Tirano (Itália), ou vice-versa, passando por montanhas, lagos, 196 viadutos e pontes e 55 túneis.  A sua linha Thusis – Valposchiavo – Tirano é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Mas você pode embarcar em outras cidades como Davos (em alguns meses do ano) e St Moritz.

O trem é climatizado e você ficará em uma temperatura muito confortável dentro dele. Somente ao embarcar e desembarcar nas estações que você sentirá a diferença de temperatura entre os países.

Ao entrar no trem você receberá um mapa para acompanhar a sua viagem.

Na 1ª classe você terá um guia turístico digital disponível para o seu celular ou tablet, basta se conectar com a WLAN “InfoTrainment”. Assim você poderá escutar as informações sobre o local enquanto admira a paisagem. Se não tiver fone de ouvido, ele é vendido no trem a 2 Francos Suíços. Entre Chur e St. Moritz o áudio é somente em inglês e alemão. Entre St. Moritz e Tirano o áudio é em inglês, alemão e italiano.

Não tem refeições no Bernina, somente lanches.

Ao completar a sua viagem você poderá pegar, como recordação, o certificado de que viajou no Bernina Express. Procure o balcão de informações das estações de Chur, St. Moritz ou Tirano e apresente o seu bilhete.

A linha pertence à Ferrovia Retica e, ao chegar em Tirano (Itália) você descerá na estação Ferrovia Retica Tirano e, se quiser seguir de trem para outra cidade, deverá ir para a estação de Tirano, que fica ao lado.

Horário de duração da viagem no Bernina Express

De Chur a Tirano  – 4h13min
De Davos a Tirano – 3h40min (apenas de março a outubro)
De St. Moritz a Tirano – 2h30min

Preço da passagem no vagão panorâmico do Bernina Express

Em janeiro/2017, de St Moritz a Tirano, estava custando:
1ª classe – 56,00 Francos Suíços p/pessoa
2ª classe – 32,00 Francos Suíços p/pessoa

Você poderá fazer esse trajeto em trem regional pagando mais barato porém ele não será panorâmico e você terá que fazer, pelo menos, uma troca de trem e o seu tempo de viagem será muito maior.

A passagem é totalmente coberta para quem tem o Swiss Travel Pass. Na época pagamos apenas o valor de 10 Francos Suíços por pessoa para reservar o assento na 1ª classe, mesmo o nosso Swiss Travel Pass sendo de 2ª classe.

Estando com o Swiss Travel Pass você deverá fazer a reserva de assento, que é obrigatória, e deverá ser feita no máximo de 90 dias de antecedência.

Mas atenção, os valores para viajar no Bernina Express são diferentes no verão e no inverno e nem todo Swiss Pass é aceito. Visite o site oficial para você verificar os valores e horários atualizados e as coberturas: www.rhb.ch/bernina-express

Bernina Express Bus

Durante os meses de março a outubro o Bernina oferece a possibilidade de dar continuidade à sua viagem fazendo o trajeto de Tirano a Lugano (ou vice-versa) de ônibus, passando pelo Lago de Como.

Esse trajeto percorre 90 Km e dura em torno de 03h10min.

A reserva de assento no ônibus também é obrigatória e poderá ser feita no link acima.

Se você quiser incrementar ainda mais a sua viagem, tem um outro passeio em trem panorâmico pelos Alpes Suíços que vai de Zermatt a St Moritz (ou vice-versa), passando por Chur. Veja aqui essa viagem: Glacier Express – o trem panorâmico da Suíça

 

Veja mais informações sobre a Suíça aqui:
Suíça no inverno

 

Quer ver as melhores ofertas de hotéis em St Moritz? Clique aqui: Booking.com
O Caixa de Viagens é parceiro do Booking, um site de reserva de hotéis com muitas ofertas, descontos e opção de cancelamento grátis! Fazendo a sua reserva por aqui você não pagará mais nada por isso e estará colaborando com a manutenção do blog. Muito obrigada!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog