St. Moritz no inverno: 1 dia pela cidade

St. Moritz no inverno: 1 dia pela cidade

St. Moritz é a estância de férias mais elegante e luxuosa da Suíça, uma das mais famosas estâncias de esqui do mundo e foi aqui que começou o turismo de inverno alpino.

A cidade é linda, pequena, possui várias galerias de arte e museus, muitos restaurantes premiados e montanhas para passear e praticar esportes. Se estiver disposto/a a gastar, lojas de grifes internacionais é o que não faltam!

St. Moritz está sempre promovendo algo, principalmente relativo ao esporte. Lá já foram realizados 5 Campeonatos Mundiais de Esqui Alpino e 2 Jogos Olímpicos de Inverno. É de St. Moritz a primeira escola de esqui na Suíça, fundada em 1929.  Para quem pretende esquiar, vai encontrar 350 km de pista com infraestrutura e a montanha Corviglia é a mais íngreme do país.

Como St. Moritz ficou famosa com o turismo de inverno

A fama de St. Moritz começou em 1864 quando Johannes Badrutt convidou seus hóspedes ingleses a passarem o inverno em St. Moritz prometendo a eles dias claros e ensolarados. Caso eles não gostassem, teriam todas as despesas ressarcidas. Os inglese foram passar apenas o Natal e acabaram prolongando sua estadia por todo o inverno. A partir daí nasceu o turismo de inverno em St. Moritz.

E foi para lá que fomos em janeiro/2017 para relaxar e passear por essa charmosa cidade localizada no Alta Engadina, Cantão de Grisões, a 1.856m acima do nível do mar.

St. Moritz em 01 dia

O Lago St. Moritz

Comecei o passeio pelo lago da cidade que fica congelado no inverno, o visual é incrível!

O lago congelado de St. Moritz, Suíça.
O lago congelado de St. Moritz

Na beira do lago tem uma passarela que avança sobre ele, numa altura ideal para você ter uma visão geral da paisagem ao redor, não deixe de ir! Nessa passarela existem dois objetos fixos, parecendo um binóculo, onde você poderá ver como o lago fica em outra estação.

Eu estava no inverno e, ao olhar o “binóculo”, conseguia ver como o lago fica no verão, período de muitos campeonatos de kitesurf, windsurf e regatas com participação de velejadores renomados.

Aqui eu tirei um bom tempo para contemplar a natureza e fazer uma coisa que eu tinha muita curiosidade e vontade: caminhar sobre um lago congelado!

No inverno você poderá caminhar sobre o lago St. Moritz tranquilamente, observando sempre as sinalizações de segurança e locais autorizados. No centro do lago, uma área é reservada para as apresentações de patinação no gelo e campeonatos.

Pessoas passeando sobre o lago St. Moritz, Suíça.
Pessoas passeando sobre o Lago St. Moritz, Suíça.

Tem até bancos espalhados pelo lago para você se sentar e ficar admirando a cidade e toda a paisagem ao redor, olha que charme:

No inverno, alguns bancos ficam posicionados no lago congelado de St. Moritz para as pessoas se sentarem e apreciarem o visual e a cidade
No inverno, alguns bancos ficam posicionados em vários locais no lago congelado de St. Moritz para as pessoas se sentarem e apreciarem o visual e a cidade

Muitas pessoas vão passear neste lago, algumas com seus animais de estimação e outras vão cavalgar. Aliás, sobre o lago congelado acontece (geralmente em fevereiro) uma corrida de cavalos que reúne as raças puro sangue vindos de toda a Europa atraindo visitantes do mundo todo.

No pequeno vídeo abaixo você verá pessoas passeando com seus animais, pessoas cavalgando e a cidade de St. Moritz vista a partir do lago:

Como você viu no filme acima, St. Moritz está encravada no morro e o centro da cidade está no alto. Para o conforto de quem está passeando à pé pela cidade, existe uma escada rolante coberta que liga o centro ao lago.  No alto ela está perto do Badrutt’s Palace Hotel e, na parte baixa, está próxima ao estacionamento de veículos da estação ferroviária.

Essa escada rolante facilita muito também para quem chega na cidade de trem. Caso seu hotel não tenha transfer ou você vá fazer um bate-e-volta na cidade e não queira pegar taxi, é só seguir em direção ao estacionamento que encontrará a escada.

Depois de caminhar no lago e desfrutar de todo o seu visual, fui passear pelas ruas de St. Moritz.

Ruas de St. Moritz

A rua mais elegante de St. Moritz é a Via Serlas e a escada rolante te deixará nela. Lá está a concentração das grifes de moda mais famosas do mundo como Chanel, Valentino, Gucci, Prada, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Dolce & Gabbana e muito mais. Encontrará também delicatessens, lojas de souvenirs e artigos esportivos.

Saindo da Via Serlas, subindo um pouco mais, entrei no “miolo” da cidade onde está a Biblioteca Pública, a prefeitura, muitas outras lojas, hotéis e restaurantes.

Não adianta ter pressa em andar pela cidade, principalmente neste período. Tem neve no chão e as pequenas inclinações nas ruas fará com que você ande mais devagar. Estando com sapatos e roupas apropriadas, é tranquilo.

Em seguida fui para outra rua importante que é a Via Maistra para ver a famosa torre inclinada da cidade.

Torre inclinada de St. Moritz

A Torre inclinada de St. Moritz é do séc. XII e fazia parte da antiga igreja de St. Moritz destruída em 1893. Ela possui 33m e tem uma inclinação de 5,5 graus, mais inclinada do que a Torre de Pisa na Itália.

St. Moritz, Suíça.
Torre inclinada de St. Moritz, Suíça.

No início da subida para a torre inclinada está uma estátua em bronze representando um atleta com seu trenó “skeleton” pronto para o “Cresta Run”, uma das corridas que acontecem em St. Moritz onde o atleta se deita sobre o trenó e desce de cabeça numa pista íngreme de gelo natural. Mesmo usando capacete, é muito perigoso esse esporte.

St. Moritz - Suíça
Monumento ao atleta com seu trenó “skeleton” pronto para o “Cresta Run” em St. Moritz

Fonte Memorial de Bylandt

Em frente à torre inclinada está o hotel Kulm, um dos hotéis 5 estrelas da cidade (aliás, a cidade possui vários hotéis 5 estrelas) e, na entrada do hotel está outra fonte em homenagem ao atleta Jules Bylandt que morreu em fevereiro/1907 em uma corrida “Cresta Run”.

Fonte Memorial de Bylandt em St. Moritz, Suíça.
Fonte Memorial de Bylandt em St. Moritz, Suíça.

Bem perto deste local estão as pistas para o “Cresta Run” e o “Bob Run”, dois esportes que acontecem em St. Moritz.

No inverno a cidade promove o Olympia Bob Run. Ele é praticado em outra pista natural de gelo onde os atletas ficam dentro de um trenó (que parece uma cápsula) e descem como um foguete uma pista com muitas curvas e dificuldades. Fica a dica caso esteja acontecendo essas atrações quando você estiver por lá.

St. Moritz - Suíça
St. Moritz – Suíça

Os trenós de Schlitteda

Um grupo de moradores de aldeias vizinhas foram passear em St. Moritz com os seus trenós de Schlitteda e passaram pela via Maistra justamente quando eu estava lá.

Schlitteda é uma tradição cultural que acontece até hoje entre os meses de janeiro e fevereiro na região do vale Engadina, Suíça, onde alguns casais se reúnem para fazer um passeio de trenó vestidos a caráter, deslizando por sobre a neve nas estradas e nas cidades, num trajeto específico. Ao chegarem em St. Moritz eles param para festejar.

St. Moritz, Suíça.
Moradores de aldeias vizinhas passeando com seus trenós de Schlitteda em St. Moritz, Suíça.

No final da tarde foi o momento de visitar o Engadiner Museum para conhecer um pouco mais sobre a tradição local.

Museu Engadina/Engadiner Museum

No Engadiner Museum você verá 500 anos de história, cultura e costumes dos moradores do vale Engadina. Ele foi criado em 1906 por Riet Campell, um colecionador contumaz de objetos antigos relacionados aos moradores da região do vale Engadina.

Ele colecionava objetos, móveis e também os revestimentos dos tetos e paredes das casas. O museu é dividido em salas e ao entrar nas salas onde estão os móveis, a sensação é de estar entrando na casa de um morador. É impressionante o seu acervo!

Leia mais sobre esse museu aqui: ENGADINER MUSEUM EM ST. MORITZ.

À noite a cidade fica mais charmosa ainda, veja:

Spas em St. Moritz

Muitas pessoas vão a St. Moritz à procura de tratamentos para a saúde com suas águas termais minerais e a lama dos pântanos alpinos ou apenas relaxar e usufruir da infraestrutura oferecida por diversos spas espalhados pela cidade e montanhas.

St. Moritz possui uma grande concentração de hotéis sofisticados com spas para cuidar da sua saúde, beleza e bem-estar. Se hospedando em um deles, contará com inúmeras ofertas de massagens, terapias, saunas, piscinas, etc.

Se você é visitante, a grande maioria desses hotéis aceita reserva durante o dia. Já no período noturno, o uso é exclusivo para os hóspedes.

Mas, se for possível, procure ficar em hotel que te ofereça algum lazer para você relaxar. Tenha certeza de que, à noite, depois de um dia frio (muito frio!) e cansativo de tanto passear, dar um mergulho numa piscina térmica é tudo de bom!

St. Moritz, Suíça.
St. Moritz, Suíça.

Trens panorâmicos a partir de St. Moritz

Nós chegamos e saímos de St. Moritz em trens panorâmicos que são trens especiais, com vidros nas janelas até o teto para você apreciar a paisagem na sua totalidade e que passam por lugares lindíssimos, muitos deles classificados como Patrimônio Mundial.

O Glacier Express vai de Zermatt a St. Moritz (ou vice-versa) e você irá passar por três cantões da Suíça – Valais, Uri e Graubünden – onde há trechos classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Leia mais sobre este passeio neste post aqui: GLACIER EXPRESS – O TREM PANORÂMICO DA SUÍÇA

Glacier Express - de Zermatt a St. Moritz
Glacier Express – de Zermatt a St. Moritz – Suíça.

O Bernina Express vai de St Moritz a Tirano, na Itália (ou vice-versa) num dos trajetos mais lindos e espetaculares da região! O trajeto de St. Moritz a Tirano é classificado pela UNESCO, desde 2008, como Patrimônio Mundial da Humanidade. Clique aqui para você saber sobre todas as informações do BERNINA EXPESS: DE ST. MORITZ A TIRANO.

Bernina Express de St. Moritz a Tirano
Bernina Express

Saiba mais sobre a Suíça aqui: Suíça no inverno

Reserve seu hotel através do Booking.com, um site de reserva de hotéis com muitas ofertas, descontos e opção de cancelamento grátis! Fazendo a sua reserva por aqui você não pagará mais nada por isso e estará colaborando com a manutenção do blog. Muito obrigada!


Booking.com

Está pensando em alugar um Carro na sua viagem? Consulte e compare com a RENTCARS.COM onde você encontrará as menores taxas aplicadas no mercado.

Reserve seu carro aqui

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇🏼

Deixe um comentário

6 Comentários em "St. Moritz no inverno: 1 dia pela cidade"

avatar
Sort by:   newest | oldest
Gisele Prosdocimi
Visitante

Que post maravilhoso, Natal chegando, que vontade de comprar as passagens agora.

Regina
Visitante

Babei de ver as fotos vontade de ir , quem sabe ano que vem,

Veronica Machado de Mello
Visitante

Lindooooooo demais. ❤

wpDiscuz

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog