BERNA: O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA SUÍÇA

BERNA: O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA SUÍÇA

Berna, capital da Suíça, preservou tão bem suas características históricas na parte antiga da cidade que desde 1983 está listada na UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Passear pelas arcadas do centro histórico podendo admirar a arquitetura local, ver de perto suas inúmeras fontes centenárias e apreciar as belas paisagens às margens do rio Aar, já são motivos para se apaixonar por Berna!

Berna
O centro histórico de Berna com a fonte Kreuzgassbrunnen

A cidade tem muitas opções de passeios ao ar livre, passeios culturais e diversões. Bons restaurantes e cafeterias espalhadas pela cidade irão agradar a todos os paladares.

A educação e atenção dos moradores para com os turistas é sensacional! Basta você parar na rua e abrir o mapa da cidade que em poucos segundos um morador te pergunta se você está precisando de ajuda.

Estivemos visitando Berna em janeiro/2017, em pleno inverno, e abaixo estão algumas sugestões do que fazer e visitar na capital da Suíça:

O Centro Histórico de Berna

Berna foi fundada em 1191 e, naquela época, a cidade ocupava somente a península do Rio Aar. O local foi escolhido estrategicamente por causa da proteção natural do rio que dificultava o acesso dos invasores. Na parte sem proteção das águas, foi construída uma muralha com torre de defesa.

Em 1945 aconteceu um incêndio devastador que destruiu grande parte das suas construções e a torre, que eram em madeira.

Logo depois do incêndio a cidade foi reconstruída e mantiveram suas características medievais. Nas suas construções utilizaram pedras de arenito e, na fachada de alguns prédios, foram inseridas figuras alegóricas como ornamentação.

Foi também nesta época da reconstrução que incorporaram as arcadas nas calçadas. Essa idéia agradou tanto que deram continuidade nas construções dos anos seguintes.

Hoje, suas famosas arcadas possuem 6km no total e são consideradas como o mais longo percurso coberto de compras da Europa. Pode estar chovendo, nevando ou com sol que o pedestre estará sempre protegido e conseguirá passear tranquilamente pelo centro histórico de Berna.

Berna
Berna, suas arcadas e as estátuas enfeitando a fachada dos prédios

Foi também nesta época da reconstrução que transformaram a torre de defesa em “Torre do Relógio”, que se tornou um dos símbolos da cidade. Os moradores deram à essa nova torre o nome de Zytglogge, o “sino do tempo”.

O que fazer e visitar em Berna

  • Torre do relógio, o Zytglogge

Começou como torre de defesa, depois foi usada como prisão de mulheres (principalmente as prostitutas que tinham relações sexuais com os padres/monges, crime grave na época) até chegar na Torre do Relógio em 1530 que, além de marcar as horas, é um relógio astronômico.

Quando foi construída ela era a delimitação da cidade mas, com o crescimento além das muralhas, hoje está posicionada no centro de Berna.

Berna
Berna

A cada hora do dia muitas pessoas se aglomeram na frente desta torre para admirar os bonecos e animais que se movimentam em sincronia com o soar do sino. Essa apresentação é anunciada pelo galo do relógio, três minutos antes de cada hora.

O Zytglogge é um dos monumentos mais fotografados e é um dos três relógios mais antigos da Suíça. O seu mecanismo permanece como no séc. XVI e é acionado todos os dias, manualmente.

Você pode subir os seus 130 degraus em espiral para ver toda a engrenagem e ter uma vista da cidade. As visitas são guiadas e, se quiser agendar, clique aqui: https://www.bern.com

  • Catedral de Berna – Berner Münster

A Catedral de Berna é o mais alto edifício religioso e também a igreja medieval mais importante do país, representando o gótico tardio da Suíça. Ela está listada na UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial desde 1983.

Catedral de Berna - Berner Münster
Catedral de Berna – Berner Münster

Começou a ser construída em 1421 para ser uma igreja católica dedicada a São Vicente. Em 1528 veio a Reforma Protestante e sua construção ainda não havia sido terminada. Os protestantes resolveram dar continuidade com a obra mas grande parte da decoração e das imagens da igreja foram removidas. As únicas imagens que permaneceram na Catedral estão na porta principal.

Berna
Detalhe do portal da Catedral de Berna

Na porta principal está a representação do Juízo Final com figuras esculpidas, ricas em detalhes e cores. Nela os bem aventurados estão do lado esquerdo e os condenados do lado direito. As 47 estátuas maiores espalhadas pelo portal são réplicas, as originais estão no Museu de História de Berna, já as 170 esculturas menores são originais.

Berna
Portal da Catedral de Berna

O interior da Catedral – apesar de não ser tão rebuscado pois se trata de uma igreja protestante – impressiona pelo tamanho, pelos entalhes nas madeiras dos bancos e seus vitrais, muitos deles doados pelas famílias ricas da cidade e considerados os mais valiosos da Suíça. Dentro da igreja não é permitido fotografar.

A sua torre foi terminada em 1893 e mede 101 metros. Nela está o maior sino de torre da Suíça e seu som é muito potente. Dizem que da torre se tem uma vista linda da cidade e das montanhas, mas tem que subir escadas e são 344 degraus! Depois você me conta 🙂

Berna
A altura da Catedral de Berna em relação aos prédios da cidade.

Ao entrar na igreja você poderá alugar um audioguia (alemão, francês, inglês, italiano e espanhol) que te auxiliará na visitação, paguei 5 Francos Suíços. Se preferir, pode fazer uma visita guiada, basta reservar.

  • Münsterplattform

Saindo da Catedral de Berna, logo ao seu lado, está a Münsterplattform que é uma plataforma com um muro de contenção onde tem um jardim com uma área bem agradável para passeios e eventos. Como era inverno, a neve tomou conta da paisagem.

Berna
Münsterplattform – plataforma que fica na lateral da Catedral de Berna
Catedral de Berna
Catedral de Berna

O muro de contenção foi construído pouco depois de 1310 e essa área serviu como cemitério no séc. XV.

Na sua beira temos a vista do rio Aar e parte da cidade e, em dias claros, pode-se ver as montanhas do Oberland Bernese.

Se quiser descer até à beira do rio é só pegar o elevador que está posicionado em um dos cantos dessa plataforma.

Berna
Berna
Berna
Vista da cidade a partir da plataforma da Catedral de Berna
  • Parlamento Federal Suíço – Bundeshaus

O Parlamento Federal é a sede do Governo da Suíça. Em 1848 Berna foi nomeada capital da Suíça e precisava de um edifício para o Parlamento. As obras começaram em 1852 e foram concluídas em 1902.

Berna
O Parlamento Federal Suíço, Berna.

O Parlamento fica na parte alta de Berna. Você poderá passear livremente pelo pátio do Parlamento para ver Berna e suas montanhas do alto.

Berna
Berna, Suíça.

Visitas guiadas no Parlamento podem ser feitas mediante agendamento, veja aqui: https://www.parlament.ch

  • Praça Bundesplatz

Esta praça está situada em frente ao Parlamento e eventos e mercados estão sempre acontecendo.

Berna
Praça Bundesplatz , Berna.

No inverno, uma parte da Praça Bundesplatz se transforma em pista de patinação no gelo artificial. As luzes coloridas deixam o ambiente mais alegre e animado. Ela funciona das 11:00h às 22:00h todos os dias da semana, geralmente de dezembro a fevereiro.

Berna
Praça Bundesplatz, Berna.

Também na frente do Parlamento foram construídas 26 fontes que jorram água até 7 metros de altura simbolizando os 26 cantões da Suíça. Elas receberam iluminação especial e são chamadas de “águas dançantes”. É a alegria da criançada no verão!

  • Praça Bärenplatz

A poucos passos do Parlamento está outra praça, a Bärenplatz. Ao seu redor estão muitos restaurantes, bares e várias mesas são colocadas na área ao ar livre ou debaixo das marquises para o cliente desfrutar o visual.

Berna
Nevando na Bärenplatz e o Parlamento Suíço ao fundo, Berna.

Está gostando? Que tal seguir o blog para ficar por dentro das novidades?

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para se tornar um SEGUIDOR VIP e receber novas postagens em primeira mão.

  • Prefeitura de Berna – Rathaus

O edifício foi construído entre 1406 e 1415 e é aqui que se reúnem os políticos do cantão e da cidade.

Os detalhes esculpidos na escadaria representam: lado esquerdo a virtude e o lado direito, o vício.

Berna
Prefeitura de Berna
  • Outras igrejas de Berna

Bem ao lado da Prefeitura está a Igreja católica São Pedro e São Paulo – Kirche Sankt Peter und Paul .

Berna
Igreja de São Pedro e São Paulo
Berna
Interior da Igreja de São Pedro e São Paulo

Preto da estação de trem também tem outras duas igrejas católicas interessantes de se visitar: Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche) e Igreja da Santíssima Trindade (Dreifaltigkeitskirche).

Berna
Igreja do Espírito Santo, Berna
Berna
Igreja da Santíssima Trindade, Berna.
Berna
Interior da Igreja da Santíssima Trindade, Berna
  • Parque dos Ursos – BärenPark

Conta a lenda que o urso foi o primeiro animal visto pelo fundador de Berna ao chegar no local escolhido para fundar a cidade. E que o nome Berna veio de Bär (urso em alemão).

Desde 1220 que a figura do urso está nos escudos e brasões das armas antigas e também no selo de Berna.

O espaço reservado aos ursos começou em 1513, perto do centro da cidade. Depois passou para uma região mais afastada, na beira do rio Aar e, em 2009 eles ganharam instalações novas e muito maiores onde podem brincar, nadar, pescar e dormir com mais tranquilidade e privacidade.

Uma passarela foi construída para que o visitante possa observar os ursos mais de perto e com segurança.

Atenção: no inverno eles hibernam e você não verá urso algum! Neste período vá visitar esta área somente se tiver tempo, curiosidade e/ou quiser ver as paisagens por lá que são muito bonitas.

  • O Teatro de Berna – Stadttheater

A sua construção foi terminada em 1903 e ele pertence à cidade. Além de apresentações de óperas, balés e peças teatrais, é aqui que se apresenta a Orquestra Sinfônica de Berna.

Berna
Teatro de Berna

Museus de Berna

Se você gosta de arte e cultura irá se fartar em Berna pois terá em torno de 40 galerias e museus de diversos tipos!

Abaixo listo os que tive oportunidade de visitar na minha passagem por Berna:

  • Kunstmuseum Bern, o museu de belas artes de Berna

Esse é o mais famoso museu de artes plásticas da cidade, o mais antigo da Suíça e reconhecido mundialmente por conta do seu rico acervo.

Berna
Museu Kunstmuseum em Berna

No Kunstmuseum Bern você irá ver obras do Trecento Italiano, de artistas suíços do séc. XV e de artistas mundialmente famosos do séc, XIX e XX como Pablo Picasso, Paul Klee, Wassily Kandinsky e muitos outros.

Berna
Entrada do Museu Kunstmuseum em Berna
Berna
Museu Kunstmuseum em Berna

Ele funciona de terça a domingo e, para saber horários e valores atualizados, clique aqui: https://www.kunstmuseumbern.ch

  • Museu Histórico de Berna e Museu Einstein

Aqui são dois museus em um. No Museu Histórico – Bernisches Historisches Museum – você verá a história cultural da Suíça e também peças da Idade da Pedra até os dias atuais de vários continentes.

Berna
Museu Histórico de Berna
Museu Histórico de Berna
Museu Histórico de Berna

Já no Museu Einstein mostra a vida e o trabalho do físico e o que estava acontecendo no mundo nesta época.

Berna
Museu Einstein no Museu Histórico de Berna

Ele funciona de terça a domingo e, para saber horários e valores atualizados, clique aqui:: http://www.bhm.ch

Einstein é alemão e viveu muitos anos em Berna e foi nesta cidade que ele desenvolveu a Teoria da Relatividade. No centro da cidade está a casa onde o físico morou e ela pode ser visitada (se prepare, tem fila!)

As fontes de Berna

Em Berna existem mais de 100 fontes! As 11 fontes que se destacam foram construídas por volta de 1550 para substituir as de madeira que lá existiam e elas fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Essas fontes foram construídas num período em que Berna estava se destacando como uma cidade próspera e elas serviam para mostrar a riqueza e o poder dos moradores e de Berna, bem como a abundância de água existente e que era desfrutada por todos. Beber a água pura e geladinha dessas fontes é imperdível!

Cada uma é protegida por uma base e no centro está o pedestal com uma escultura no alto. Todas são bastante coloridas o que contrasta com os tons de cinza das construções ao redor e dá um charme ao local.

Tome cuidado ao fotografá-las de perto pois estão no meio da rua e passam carros e bondes.

As fontes das fotos abaixo são:

Zähringerbrunnen

Foi feita em homenagem ao fundador de Berna, Berchtold V, Duque de Zähringen. É um urso com armadura segurando uma bandeira com o leão Zähringen.

Berna
A fonte do urso com armadura (Zähringerbrunnen) e o Zytglogge ao fundo.

Mosesbrunnen

Nela Moisés está segurando as tábuas onde estão escritos os dez mandamentos de Deus. Está situada na praça em frente à Catedral de Berna.

Berna
Mosesbrunnen – a fonte com Moisés

Simsonbrunnen ou fonte de Sansão

Aqui está Sansão, o homem mais forte da Bíblia, matando um leão.

Berna
Simsonbrunnen – Sansão matando o leão

Vennerbrunnen 

Representa um Venner (título que se dava a um militar-político na Suíça medieval) com armadura completa. Ela está em frente à Prefeitura de Berna.

Berna
Vennerbrunnen – representa um Venner com armadura completa

Kreuzgassbrunnen

Essa fonte é mais recente, entre 1778/79. A sua base é oval e no centro está um obelisco em estilo neoclássico, muito bem trabalhado.

Berna
Kreuzgassbrunnen – fonte de pedra oval e um obelisco

Onde comer em Berna

São muitas opções de restaurantes e cafeterias em Berna! As que mais gostamos estou listando abaixo, inclusive supermercados, caso você queira comprar algo rápido e prático para seu passeio ou para comer onde você estiver hospedado/a.

Por falar em hospedagem, O Booking é um site de reserva de hotéis e demais acomodações e é muito fácil de usar! Fazendo a sua reserva por aqui você estará colaborando com a manutenção do blog sem pagar nada a mais por isso, basta clicar abaixo e preencher normalmente:



Booking.com

Um detalhe importante se você for jantar em restaurante: os moradores jantam cedo e por volta das 18:30h você já vê um grande número de mesas sendo ocupadas.

  • The Beef Steakhouse & Bar

Sem dúvida alguma um dos melhores lugares para se comer carne em Berna e fica na centro histórico, bem perto da Torre do Relógio. Além de boa carne tem uma boa variedade de cervejas. Destaque para o “Beef Dinosaur Ribs”. O ambiente é descontraído, jovem e muito frequentado por moradores. É aconselhável fazer reserva.
Tel.: 41 031 311 6400

  • Restaurante Harmonie

Esse restaurante faz parte do “Cercle des Chefs de Cuisine Berne” e também está no centro histórico. Em 2011 recebeu prêmio especial como restaurante histórico do ano e faz parte do “Gilde Restaurants” que é uma associação de Chefs profissionais que também são proprietários do seu negócio gastronômico. O Fondue de queijo é muito bom!

Berna
Fondue do Restaurante Harmonie, Berna.
  • Confiserie Eichenberger

Existem 4 Confiserie Eichenberger espalhadas pela cidade. Essa da foto é a que está perto da estação de trem. Ao entrar você estará na loja de chocolates e biscoitos de fabricação própria e, nos fundos, a casa de chá da confeitaria. Foi difícil escolher o que comer e levar!

Para os lanches rápidos ou levar algo para comer onde você estiver hospedado/a, a rede de supermercado “Migros” (espalhados pela cidade) e o supermercado “Loeb” (perto da estação) são os melhores e você encontrará produtos de alta qualidade.

Em frente ao supermercado Loeb está a loja de departamentos da rede com roupas, acessórios, produtos de beleza e para casa. Neste local também tem uma lanchonete com lanches gostosos.

Bate-e-volta a partir de Berna

Berna é excelente como cidade base e é perfeitamente possível fazer um bate-e-volta de Berna para os seguintes lugares, clique e veja:

Lucerna – uma das 6 cidades mais visitadas no mundo

Monte Pilatus

Jungfraujoch – o top of Europe

Museu Charlie Chaplin – o Chaplin’s World

Está precisando de alugar um carro? Consulte a RENTCARS que busca e compara centenas de sites de aluguel de carros, em vários países, com os melhores preços e ofertas para você encontrar o carro de acordo com a sua necessidade:

O seguro viagem, além de ser obrigatório indo na Suíça, te proporciona tranquilidade e economia caso aconteça algum imprevisto com você! Comprando seu seguro viagem por aqui você terá 5% de desconto ao digitar “CAIXADEVIAGENS5” no campo de cupom de desconto, antes de finalizar a compra. É só clicar aqui e preencher os dados:


Europa 1

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog