LUXEMBURGO, CAPITAL: PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

LUXEMBURGO, CAPITAL: PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

A cidade de Luxemburgo é uma mistura de tradição e modernidade onde as fortificações, arquitetura e monumentos listados pela UNESCO como Patrimônio Mundial estão em perfeito convívio com o que podemos ver de mais moderno, organizado e funcional numa cidade. E tudo isso inserido num cenário de belezas naturais relaxantes e também impactantes por conta dos seus inúmeros penhascos.

Para que sua estadia seja proveitosa e inesquecível, o Caixa de Viagens selecionou para você os principais pontos turísticos de Luxemburgo, capital do Grão-Ducado de Luxemburgo, um dos países mais ricos do mundo, cheio de histórias e um dos fundadores da União Européia.

CASAMATAS DO BOCK - LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
LUXEMBURGO

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE LUXEMBURGO

É interessante ressaltar que Luxemburgo começou em 963 quando o conde Siegfried trocou algumas de suas terras por um pequeno forte – “Lucilinburhuc” – construído no alto do penhasco com o Rio Alzette aos seus pés (foto abaixo). Ali ele fortaleceu o seu ducado e a cidade foi surgindo. Até 1443 Luxemburgo era um ducado independente.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CASAMATAS DO BOCK

De 1443 até 1867 – ano da independência de Luxemburgo confirmada pelo Segundo Tratado de Londres – o ducado foi dominado pela Borgonha, Espanha, França, Áustria e Prússia. Em cada dominação suas fortificações eram ampliadas e reforçadas. Em 1867 era um dos lugares mais fortificados da Europa!

Com a sua independência, Luxemburgo voltou a ser um Grão-Ducado e, conforme acordado no Tratado de Londres, passou a ser um país perpetuamente neutro. Mas, para isso, houve uma exigência: a demolição das suas fortificações.

Mesmo com a demolição ocorrida, o que restou é o suficiente para nos deixar impressionados e algumas delas foram restauradas posteriormente para visitação.

Portanto, para conhecer melhor Luxemburgo capital, é interessante que você caminhe tanto pela parte alta quanto pela parte baixa da cidade visitando alguns bairros importantes da sua história e também para ver de perto toda a beleza e encanto do lugar.

Na parte alta e um pouco afastado do centro, estão três importantes pontos de visitação da cidade, um ao lado do outro: o  Forte Thüngen, o museu MUDAM e a Filarmônica de Luxemburgo.

FORTE THÜNGEN E
MUSEU DRÄI EECHELEN

O Forte Thüngen foi construído pelos Austríacos entre 1732/33 e ampliado de 1836 a 1860. Ele possuía casamatas, galerias e minas subterrâneas. Foi parcialmente destruído por causa do Tratado de Londres mas, em 2003, foi reconstruído e hoje abriga o Museu Dräi Eechlen.

Suas fortificações foram incluídas como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
FORTE THÜNGEN – MUSEU DRÄI EECHELEN

O Museu Dräi Eechlen – que funciona dentro do Forte Thüngen – foi inaugurado em 2012 e lá podemos ver muitas informações sobre essa fortaleza, a história de Luxemburgo, documentos originais de 1443 até 1903 e objetos usados durante vários períodos da história.

MUSEU DRÄI EECHLEN - LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
INTERIOR DO FORTE THÜNGEN – MUSEU DRÄI EECHLEN

ENDEREÇO DO FORTE THÜNGEN

Park Dräi Eechelen
L-1499 Luxembourg

HORÁRIO DE ABERTURA DO MUSEU DRÄI EECHELEN

Terça, quinta, sexta, sábado e domingo: das 10:00h às 18:00h
Quarta: das 10:00h às 20: 00h (entrada gratuita a partir das 17:00h)
Segunda-feira está fechado

Preço:

€ 5
Com o Luxembourg Card a entrada é gratuita

Na parte de trás do Forte Thüngen está o MUDAM- Museu de Arte Moderna (Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean).  O principal museu de arte moderna do país.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
MUDAM – MUSEU DE ARTE MODERNA GRAND-DUC JEAN

FILARMÔNICA DE LUXEMBURGO, A PHILHARMONIE

A vida cultural de Luxemburgo é intensa! Por isso, quando estiver lá, não perca a oportunidade de apreciar um evento, show ou concerto.

Filarmônica de Luxemburgo é a sala de concertos de maior prestígio do país e está a poucos passos do Forte Thüngen. É um prédio moderno, inaugurado em 2005 e possui uma acústica impressionante! Suas cadeiras são confortáveis e o expectador tem uma excelente visão do palco.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
FILARMÔNICA DE LUXEMBURGO

Aqui você terá inúmeras apresentações mas, se for possível, se programe para assistir a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo. É sensacional e inesquecível! É proibido filmar e fotografar durante a apresentação.

Para saber sobre todas as apresentações neste local, clique aqui: www.philharmonie.lu

Descendo as escadarias da Filarmônica, atravesse a rua, pegue o TRAM e desça na próxima parada. Você poderá fazer esse trajeto à pé mas eu sugiro economizar suas pernas e veja que luxo e conforto é o TRAM de Luxemburgo!

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
TRAM – UM DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE LUXEMBURGO

Ao sair do TRAM você estará em frente ao funicular que irá descer e te deixará no Bairro Pfaffenthal, um dos bairros mais antigos da cidade e onde está o elevador panorâmico.

ELEVADOR PANORÂMICO DE LUXEMBURGO

O elevador panorâmico é gratuito e está no bairro Pfaffenthal (parte baixa da cidade). Ele liga o bairro ao parque Pescatore (parte alta), subindo 71m de altura. Lá no alto você tem uma visão linda de parte da cidade de Luxemburgo, das Torres Vauban e suas muralhas, os viadutos e o vale.

Suas paredes são de vidro e a ponta do piso também, o que te dá uma ampla visão de toda a paisagem ao seu redor. Clique abaixo:

Em alguns dias do ano ele fica fechado para manutenção. De hoje até o final de 2018 serão essas datas:
07.05.2018
04.06.2018
02.07.2018
06.08.2018
10.09.2018

Mas, antes de subir no elevador, sugiro dar uma voltinha no bairro Pfaffenthal. Vá ao menos até à ponte para ver a paisagem de um dos bairros mais antigos de Luxemburgo.

Ao sair do elevador vá em direção às Três Torres que está na parte alta da cidade.

TRÊS TORRES DE LUXEMBURGO

As Três Torres é um dos monumentos históricos de Luxemburgo. A torre quadrada central foi construída por volta de 1200 e as redondas no século XIV.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
TRÊS TORRES DE LUXEMBURGO

Na penhasco, em frente às Três Torres, está a Échauguettes Espagnoles.

ÉCHAUGUETTES ESPAGNOLES

A Échauguettes Espagnoles é uma Torre de vigia espanhola construída no séc. XVII e também faz parte dos monumentos históricos da cidade.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
AS ÉCHAUGUETTES ESPAGNOLES – TORRES DE VIGIA ESPANHOLA

Aproveite para descansar um pouco nos bancos espalhados pela calçada e aprecie a vista!

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
VISTA DE LUXEMBURGO DO ALTO DO PENHASCO EM FRENTE ÀS TRÊS TORRES

Agora chegou a vez de conhecer um dos locais mais surpreendentes de Luxemburgo: as casamatas

CASAMATAS DE LUXEMBURGO

CASAMATES DU BOCK e CASAMATES DE LA PÉTRUSSE

Em alguns penhascos de Luxemburgo foram escavadas as casamatas da cidade. Em 1994 elas foram listadas como Património Mundial da UNESCO.

As Casamatas do BOCK  estão de frente para o Bairro Grund e as Casamatas PÉTRUSSE estão de frente para o Vallée de la Pétrusse.

As primeiras casamatas foram construídas pelos espanhóis em 1644 para servir de armazéns de armas e vinhos e depois foram expandidas chegando a possuir 23 Km de passagem subterrânea com galerias escavadas até 40m de profundidade à prova de bomba, um verdadeiro labirinto fortificado! Elas protegeram cerca de 35.000 pessoas nos ataques e bombardeios durante as Guerras Mundiais.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
POR SOBRE AS CASAMATAS DO BOCK EM LUXEMBURGO
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CASAMATAS DE LUXEMBURGO
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CASAMATAS DO BOCK EM LUXEMBURGO

Hoje as casamatas possuem apenas 17Km e parte desses labirintos subterrâneos podem ser visitados em alguns períodos do ano, veja:

Casamatas do Bock
10 Montée de Clausen, 1343
De 10 de fevereiro a 29 de março e de 1 de outubro a 4 de novembro de 2018
aberto diariamente das 10:00 às 17:30 (última entrada às 17:00)
De 30 de março a 30 de setembro de 2018
aberto diariamente das 10:00 às 20:30 (última entrada às 20:00)

Valor da entrada:
6,00 €
Com o Luxembourg Card a entrada é gratuita

Casamatas de la Pétrusse
Place de la Constitution
Boulevard F.D. Roosevelt
L-2450

As Casamatas de la Pétrusse estavam temporariamente fechadas. Para verificar se sua visitação já está liberada, clique aqui: www.visitluxembourg.com

Depois de conhecer as casamatas e de admirar as paisagens do alto dos penhascos da cidade, siga na rua Sigefroi e entre no centro histórico de Luxemburgo. Se tiver tempo, vá passeando com calma pelas ruas para apreciar os detalhes das construções.

Que tal ser um SEGUIDOR VIP e ficar por dentro das novidades do blog?

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para se tornar um SEGUIDOR VIP e receber novas postagens em primeira mão.

PONTOS TURÍSTICOS DE LUXEMBURGO

NO CENTRO HISTÓRICO

 

PALÁCIO DO GRÃO-DUQUE DE LUXEMBURGO
GRAND DUCAL PALACE

Foi construído entre 1572 a 1574 para ser a prefeitura e, anos depois, passou a ser usado como sede do Governo. Desde 1890 que o Palácio se transformou na sede e residência do Grão-Duque de Luxemburgo.

Uma curiosidade: se a bandeira de Luxemburgo estiver no alto da torre significa que o Grão-Duque está presente.

GRAND DUCAL PALACE - LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
GRAND DUCAL PALACE EM LUXEMBURGO

O Palácio pode ser visitado somente de julho até o final de agosto e a troca solene da Guarda acontece uma vez por mês entre junho a setembro.

Ao lado do Palácio está o prédio da Câmara dos Deputados.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CÂMARA DOS DEPUTADOS DE LUXEMBURGO

CATEDRAL DE NOTRE-DAME EM LUXEMBURGO

A Catedral de Notre-Dame foi construída pelos jesuítas entre 1613 e 1621. O seu interno é ricamente decorado com pinturas e vitrais e a imagem da “Maria Consolatrix Afflictorum” – padroeira da cidade e da nação – está nesta igreja desde o final do século XVIII. Ela é considerada uma imagem milagrosa.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CATEDRAL DE NOTRE-DAME EM LUXEMBURGO

Entre pela porta dos fundos da Catedral que fica na rua de trás. Você terá um impacto com o tamanho e os detalhes desta igreja!

CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE LUXEMBURGO - LUXEMBURGO PONTOS TURÍSTICOS
CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE LUXEMBURGO
CATEDRAL DE NOTRE-DAME LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
CATEDRAL DE NOTRE-DAME EM LUXEMBURGO

PRAÇAS DO CENTRO HISTÓRICO DE LUXEMBURGO

Existem 03 praças importantes no centro histórico de Luxemburgo:

  • Place Guillaume II – Foi dado esse nome no séc. XIII em homenagem ao Rei dos Países Baixos e Grão-Duque de Luxemburgo. Aqui havia uma igreja e um Convento Franciscano cujas instalações foram ocupadas pelos franceses em 1797 nas Guerras Revolucionárias. Em 1829, com os novos planos urbanísticos para a praça, a igreja e o convento foram demolidos e o material serviu para construir a Prefeitura de Luxemburgo. Nesta praça está o Escritório de Turismo da Cidade de Luxemburgo e muitos concertos e festas acontecem aqui.
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
A PREFEITURA DE LUXEMBURGO NA PLACE GUILLAUME II

Dica de restaurante nesta praça: L’Osteria. É um restaurante italiano com comida saborosa e preço justo.

  • Place d’Armes – aqui era o local de parada para as tropas fazerem as guarnições das armas, por isso ela leva esse nome. A Place d’Armes é muito movimentada, ao seu redor estão vários cafés, restaurantes e lojas. É comum apresentações de banda no coreto da praça e, no final do ano, o famoso mercado de Natal acontece aqui.
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
PLACE D’ARMES EM LUXEMBURGO

Dica de cafeteria entre a Praça das Armas e a Praça da Constituição: Golden Bean. Lá você encontrará cafés especiais muito bem preparados e também bolos, tortas e sanduíches. Algumas de suas paredes são restos de demolições de Luxemburgo.

  • Place Clairefontaine – está situada perto da Notre-Dame. No centro da praça está uma estátua de 1990 feita em homenagem à grã-duquesa Charlotte (1896-1985).
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
MONUMENTO À GRÃ-DUQUESA CHARLOTTE

Saindo do centro histórico e retornando para a beira do penhasco está a Praça da Constituição.

PLACE DE LA CONSTITUTION E O MONUMENTO DA LEMBRANÇA,

A GËLLE FRA

A Praça da Constituição está de frente para o Vallée de la Pétrusse e nela está o monumento Gëlle Fra (em inglês: “Golden Lady”) inaugurada em 27 de maio de 1923. Esse monumento foi criado em memória dos luxemburgueses que morreram na Primeira Guerra Mundial.

Em 1940 os nazistas destruíram este monumento pois queriam eliminar toda influência francesa. A primeira tentativa falhou e provocou na população uma manifestação que terminou com jovens brutalmente espancados. Na segunda tentativa esse monumento foi demolido e, após a Segunda Guerra Mundial, foi restaurada. A original está no Museu de Luxemburgo e os luxemburgueses consideram este monumento como o símbolo da liberdade e resistência do povo.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
MONUMENTO DA LEMBRANÇA – A GËLLE FRA

Da beira do Penhasco onde está a GËLLE FRA você terá uma vista linda da Ponte Adolphe.

PONTE ADOLPHE

Esta linda ponte com seus vários arcos atravessa o Vallée de la Pétrusse. Ela liga o centro histórico ao Quartier Gare, um bairro com grande concentração de comércio e bancos. Adolphe foi o Grão-Duque que reinou Luxemburgo de 1890 até 1905.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
PONTE ADOLPHE EM LUXEMBURGO

A Ponte Adolphe foi construída entre 1900 e 1903 e possui 153m de comprimento. Por cima passam os carros e, na galeria construída embaixo da pista, é o local de passagem para pedestres e bicicletas.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
PASSAGEM PARA PEDESTRES NA PONTE ADOLPHE

Caminhando por debaixo da ponte, podemos ver Luxemburgo por entre os arcos.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
LUXEMBURGO VISTA DA PONTE ADOLPHE – PARTE DOS PEDESTRES

É uma das principais atrações turísticas e um dos símbolos não oficiais da nação.

PONTOS TURÍSTICOS DE LUXEMBURGO
NO BAIRRO GRUND

O Grund e o Pfaffenthal são os bairros mais antigos de Luxemburgo e estão na parte baixa da cidade. O Grund pode ser visto do alto mas, caminhar pelo bairro e nas margens do Rio Alzette para admirar a natureza local e ver Luxemburgo de baixo para cima é impressionante e ao mesmo tempo, relaxante.

BAIRRO GRUND - LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
A IGREJA ST JOHN NO BAIRRO GRUND EM LUXEMBURGO

Você terá a sensação de que está numa outra cidade pois estará fora do agito e num ambiente silencioso, principalmente nas margens do rio onde somente escutará o barulho das águas. Este passeio irá repor suas energias e você verá muitas paisagens lindas!

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
BAIRRO GRUND EM LUXEMBURGO

A IGREJA SAINT JEAN BAPTISTE E A ABADIA NEUMÜNSTER 

A Igreja St John e a Abadia Neumünster formam o complexo religioso e estão listados pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Elas estão situadas no bairro Grund, de frente para as Casamatas do Bock. 

A IGREJA SAINT JEAN BAPTISTE E A ABADIA NEUMÜNSTER - LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
A IGREJA SAINT JEAN BAPTISTE E A ABADIA NEUMÜNSTER EM LUXEMBURGO

A primeira igreja foi construída em 1308 mas, por causa de danos sofridos com a guerra, foi demolida em 1542. De 1688 a 1715 ela foi reconstruída e sua torre é a mais alta do país.

No interior da igreja estão 3 altares em estilo barroco e, no altar lateral, está a imagem de Nossa Senhora Negra que foi esculpida por volta de 1400 e é considerada a mais bela escultura medieval conservada do país. A igreja abre todos os dias das 14:00h às 18:00h.

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
A MADONA NEGRA NA IGREJA SAINT JEAN BAPTISTE EM LUXEMBURGO
LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
INTERIOR DA A IGREJA ST JOHN EM LUXEMBURGO

Saindo do religioso e indo para as lendas, do outro lado do rio está a escultura cor de rosa de uma sereia sentada de frente para o rio Alzette.

A SEREIA MELUSINA

LUXEMBURGO PONTOS TURISTICOS
A SEREIA MELUSINA NAS MARGENS DO RIO ALZETTE E, DO OUTRO LADO DO RIO, A IGREJA ST JOHN

Conta a lenda que o conde Siegfried, fundador de Luxemburgo, um dia foi caçar na beira do rio e se perdeu. Ao ouvir uma canção muito agradável, caminhou em direção à ela e encontrou uma linda moça.

Ele se apaixonou e, no mesmo instante, a pediu em casamento. A moça aceitou se casar mediante um acordo: todos os sábados ela passaria o dia sozinha na beira do rio e o conde não poderia ir lá.

O conde aceitou o acordo mas, num belo dia, ele resolveu seguir a esposa Melusina para ver o que ela fazia todos os sábados na beira do rio. Ao chegar no local, Melusina mergulhou no rio e ele descobriu que a esposa era uma sereia.

O conde deu um grito que assustou Melusina. Vendo que seu amado não cumpriu com o acordo, imediatamente a sereia mergulhou e desapareceu nas profundezas do rio Alzette para nunca mais voltar. Dizem que Melusina aparece de vez em quando na beira do rio Alzette cantando suas canções. E lá está a sua estátua!

BATE-E-VOLTA A PARTIR DE LUXEMBURGO

Perto de Luxemburgo existem muitos locais interessantes para se visitar como parques, vinícolas, castelos e até outras cidades próximas. A rede de transporte ferroviária é eficiente e facilita muito a locomoção para esses passeios rápidos e que valem a pena.

O Caixa de Viagens fez dois deles que, em breve, estarei escrevendo sobre cada um que são:

  • Visita ao CASTELO DE VIANDEN – construído entre os séculos XI e XIV, é considerado uma das maiores e mais belas residências feudais dos períodos romântico e gótico da Europa. Vianden está a 22Km da cidade.
CASTELO DE VIANDEN, LUXEMBURGO
CASTELO DE VIANDEN, LUXEMBURGO
  • National Military Museum, o MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR na cidade de Diekirch – nele você verá uma grande coleção de equipamentos militares, veículos, documentos, itens pessoais, etc. usados durante a Segunda Guerra Mundial pelo Exército Luxemburguês e soldados aliados. A cidade de Diekirch está a 12 Km de Luxemburgo.
NATIONAL MILITARY MUSEUM NA CIDADE EM DIEKIRCH
NATIONAL MILITARY MUSEUM NA CIDADE EM DIEKIRCH

COMO ECONOMIZA NA SUA ESTADIA EM LUXEMBURGO

O “Luxembourg for Tourism” é o portal de turismo do país que desenvolve, coordena e promove o turismo no Grão-Ducado de Luxemburgo. No site ou em alguns pontos de venda, você pode comprar o “LUXEMBOURG CARD” que é um cartão que te dará acesso livre a mais de 60 museus e inúmeras atrações turísticas no país. Além disso, dentro do país você poderá usar os transportes públicos gratuitamente e a segunda classe nos trens.

O  “LUXEMBOURG CARD” pode ser comprado para 01, 02 ou 03 dias, de acordo com a sua necessidade. Veja todas as informações sobre ele aqui: www.visitluxembourg.com

Deixo registrado o meu agradecimento ao Luxembourg for Tourism que ofertou o Luxembourg Card ao Caixa de Viagens, o que foi de muita valia, economia e praticidade durante a nossa estadia em janeiro/2018.

ORGANIZANDO A SUA VIAGEM

Você sabia que através do Caixa de Viagens você pode reservar o seu hotel, o seu carro e comprar seu seguro viagem para qualquer lugar do mundo? E, fazendo suas reservas por aqui, você estará colaborando com a manutenção do blog sem gastar nada a mais e ainda tem vantagens, veja:

Comprando seu seguro viagem pelo blog você terá 5% de desconto ao digitar “CAIXADEVIAGENS5” no campo de cupom de desconto, antes de finalizar a compra.

Seguros Promo é um site que busca as melhores e maiores seguradoras. Ele compara preços e vantagens de várias seguradoras para você escolher o que é melhor e mais vantajoso, de acordo com sua necessidade. Clique aqui e faça o seu seguro viagem:


Europa 1

O Booking é um site de reserva de hotéis e demais acomodações muito fácil de usar. Possui uma ampla oferta no mundo todo com excelentes localizações, cancelamentos gratuitos e muitas promoções. Basta clicar abaixo, escolher o seu hotel e preencher normalmente:



Booking.com

Para alugar o seu carro, consulte a RENTCARS que busca e compara centenas de sites de aluguel de carros em vários paí­ses, com os melhores preços e ofertas para você encontrar o carro de acordo com a sua necessidade! É só clicar abaixo e escolher o carro que você precisa:

Muito obrigada pela sua atenção e preferência!

Que tal dar uma olhadinha nesses posts:

VIAJANDO PARA O EXTERIOR: O QUE LEVAR NA MALA

COMO ECONOMIZAR COM VIAGEM PARA O EXTERIOR EM ÉPOCA DE DOLAR ALTO

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Siga o Caixa de Viagens no Facebook e no Instagram!

Eu adoraria ver o seu comentário no campo aqui embaixo 👇

Deixe um comentário

avatar

Siga o Caixa de Viagens

Digite seu e-mail para receber novidades e publicações gratuitamente

Siga o blog